Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11034

Compartilhe esta página

Título: O edifício Gadget - Da relação entre função, espaço e forma em tipos arquitetônicos contemporâneos globais: o caso dos estádios de futebol
Autor(es): NASCIMENTO, Cristiano Felipe Borba do
Palavras-chave: Arquitetura contemporânea; Tipo edilício; Forma; Imagem; Estádios de futebol
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Cristiano Felipe Borba do. O edifício Gadget: da relação entre função espaço e forma em em tipos arquitetônicos contemporâneos globais: o caso dos estádios de futebol. Recife, 2013. 320 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, 2013..
Abstract: Defende-se que a arquitetura desenvolvida para instituições com mercados de alcance global é caracterizável pela produção de edifícios gadget: exemplares com notável diferenciação nos aspectos formais de suas superfícies externas visíveis – constituindo-se em eficientes imagens simbólicas para sua identificação com valores culturais particularizados – mas que, também, paradoxalmente, e ao mesmo tempo, reproduzem modelos de estruturas espaciais genéricas, elaboradas independentemente do habitus local pré-existente. A identificação de tal fenômeno emerge de um estudo que tem por objetivo compreender como se dá a relação entre função, espaço e forma na arquitetura contemporânea, e é desenvolvida por meio da análise tipológica das propriedades socioespaciais e formais dos estádios de futebol concebidos para competições internacionais oficias da FIFA – especificamente, os doze projetos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Tal análise demonstra como aspectos ligados ao uso e à expressão formal e plástica da arquitetura são instrumentalizados pelas instituições e empresas interessadas em viabilizar e potencializar a publicidade e a venda de variados produtos ligados ao mercado global do esporte – ao passo que, deliberadamente, associam a instalação de um novo exemplar de gadget a um pretenso ganho de status para os clubes e os grupos sociais locais. Todavia, essa tendência leva ao constante risco de se constituírem edifícios tão efemeramente desejáveis e tão rapidamente depreciáveis quanto aconteceria com qualquer aparelho eletrônico da indústria de consumo mundial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11034
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Cristiano NASCIMENTO.pdf9,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons