Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10995
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUCENA, Eduardo de Aquino | |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Maria Luciana de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T11:46:50Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T11:46:50Z | |
dc.date.issued | 2013-05-24 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria Luciana de. Aprendizagem de estrategistas sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos: um estudo de caso qualitativo na Metálica S.A.. Recife, 2013. 128 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10995 | |
dc.description.abstract | Este estudo foi motivado pela constatação de que pouco se sabe sobre a aprendizagem dos estrategistas atuantes em organizações do setor metal-mecânico. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece a aprendizagem de estrategistas sobre as rotinas organizacionais relacionadas com gestão da qualidade em organizações pertencente ao setor metal-mecânico de Pernambuco. Utilizou-se como subsídios teóricos, estudos sobre aprendizagem nas organizações, sobretudo da abordagem da aprendizagem pela experiência e sobre estratégia como prática, enfocando as rotinas organizacionais. A realização do estudo foi norteada por dois objetivos específicos: a) o que os estrategistas têm aprendido sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos? e b) como os estrategistas têm aprendido sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos?. A estratégia de investigação adotada foi o estudo qualitativo de caso único. A organização estudada está situada na região Metropolitana de Recife. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, documentos e observação. Na primeira fase da investigação sete gestores foram entrevistados a fim de identificar a rotina a ser estudada, sendo a rotina de controle de qualidade dos produtos selecionada. Desses, apenas os quatro gestores diretamente envolvidos na execução da rotina estudada participaram da segunda fase da investigação. A análise dos dados compreendeu a descrição e interpretação dos dados, para tanto foi utilizado o método da comparação constante para a formação de categorias que respondessem aos objetivos do estudo. Concluiu-se que os conteúdos de aprendizagem adquiridos pelos gestores sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos foram: ter disciplina, apoiar subordinados e registrar informações. Quanto aos meios de aprendizagem, chegou-se a conclusão de que os gestores aprenderam sobre a rotina estudada refletindo e buscando informações. Este estudo contribui para o enriquecimento do debate sobre a aprendizagem de estrategistas ao utilizar conceitos desenvolvidos por Dewey (1959, 2010), em um contexto educacional, para compreender o fenômeno da aprendizagem em uma realidade empresarial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem de estrategistas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem pela experiência | pt_BR |
dc.subject | Estratégia como prática | pt_BR |
dc.subject | Rotinas organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Organizações do setor metal-mecânico | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de estrategistas sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos : um estudo de caso qualitativo na Metálica S.A. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO MARIA LUCIANA DE ALMEIDA.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons