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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Marcos Roberto Gois de -
dc.contributor.authorCarvalho, Karina da Silva-
dc.date.accessioned2015-03-05T19:53:57Z-
dc.date.available2015-03-05T19:53:57Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, Karina da Silva. A influência das variáveis macroeconômicas sobre o valor de empresas: uma abordagem a partir do modelo de Ohlson. Recife, 2013. 86 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10979-
dc.description.abstractEste estudo objetivou verificar se a inserção de variáveis macroeconômicas aumenta a eficiência de mensuração do Modelo de Ohlson (1995) para calcular o valor de mercado das empresas de capital aberto em cada setor econômico da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros de São Paulo BM&FBOVESPA no período de 2002 a 2011. A pesquisa torna-se importante, pois as metodologias que se baseiam no conteúdo informacional das demonstrações contábeis são menos usadas, especialmente no Brasil. Ohlson (1995) desenvolve um modelo de avaliação do valor de mercado de empresa com base nos lucros atuais e futuros, nos valores contábeis e dividendos. O estudo foi realizado, com uma amostra de 295 companhias de capital aberto brasileiras, que totalizou 2022 observações. A técnica estatística empregada foi a regressão com dados em painel. Utilizou-se o Modelo de Ohlson (1995) acrescido das variáveis macroeconômicas (PIB Per capita, Selic, IPCA e Taxa de Câmbio) para determinar o valor das empresas. Os principais resultados confirmam a adequação do modelo para mensurar o valor de mercado das companhias. A inclusão das variáveis macroeconômicas aumentou o poder explicativo do Modelo de Ohlson e, na maioria dos casos, foram estatisticamente significantes. A variável dummy ano inserida no Modelo de Ohlson apresentou informações relevantes sobre a situação econômico-financeira do país no período de análise.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectValor de Mercadopt_BR
dc.subjectModelo de Ohlsonpt_BR
dc.subjectVariáveis Macroeconômicaspt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectVariáveis macroeconômicaspt_BR
dc.subjectAnálise de valor (controle de custo)pt_BR
dc.subjectModelos econômicospt_BR
dc.titleA influência das variáveis macroeconômicas sobre o valor de empresas: uma abordagem a partir do Modelo de Ohlsonpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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