Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1092

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSandroni, Carlos pt_BR
dc.contributor.authorWanderley Carneiro da Cunha, Maximilianopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:07:30Z-
dc.date.available2014-06-12T15:07:30Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationWanderley Carneiro da Cunha, Maximiliano; Sandroni, Carlos. O som dos tambores silenciosos: performance e diáspora africana nos maracatus nação de Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1092-
dc.description.abstractOs Maracatus Nação de Pernambuco têm gerado cada vez mais interesse nos estudos acadêmicos e na mídia, revelando-se como uma forma de expressão que traz consigo uma parte do processo histórico e identitário do Brasil. O objetivo central desta tese é a análise e entendimento de alguns Maracatus de Pernambuco, através do enfoque de fatores sociais e culturais que se encontram nas práticas e discursos presentes em suas performances, em especial o evento da Noite dos Tambores Silenciosos. A abordagem da pesquisa enfoca os estudos da performance e da diáspora como fenômenos que trazem à tona elementos como história, discurso, espacialidade, música e cultura visual. Portanto, as performances são aqui entendidas como práticas e discursos verbais e não verbais que articulam o passado e o presente, revelando um processo histórico que atua como um fator de identidade em resposta ao fenômeno homogeneizante do mundo contemporâneo. A tese central da pesquisa é que os Maracatus pernambucanos são grupos sociais que se mantêm ativos e renovados até os dias de hoje graças a um processo dinâmico que envolve estratégias e negociações de visibilidade e empowerment. A pesquisa envolveu quatro Maracatus pernambucanos, a saber: Leão Coroado, Porto Rico, Estrela Brilhante e o Encanto da Alegria. Durante a pesquisa, conversei e entrevistei os principais líderes (ialorixás, babalorixás e mestres), batuqueiros, acadêmicos e apreciadores. Neste sentido, minha abordagem engloba questões centrais para os estudos de ciências sociais no Brasil, tais como identidades, hibridização, escravismo, diáspora africana e pós-modernidadept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmúsica e cultura popularpt_BR
dc.subjectdiáspora africanapt_BR
dc.subjectMaracatus Naçãopt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.titleO som dos tambores silenciosos: performance e diáspora africana nos maracatus nação de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo802_1.pdf3,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons