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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10873

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Débora Coutinho Paschoal
dc.contributor.authorSANTOS, Elizabeth Cavalcante dos
dc.date.accessioned2015-03-05T18:26:28Z
dc.date.available2015-03-05T18:26:28Z
dc.date.issued2013-04-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10873
dc.description.abstractO campo da cultura brasileiro passou por uma importante transformação no âmbito das políticas culturais a partir de 2003, com a posse do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Tais transformações se deram no sentido de promover a democracia cultural, a gestão compartilhada, e o desenvolvimento da cultura popular, historicamente marginalizada pelas políticas de governo. Para tanto, a política de editais tornou-se o principal método utilizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva relacional e disposicional de Pierre Bourdieu, como as transformações nas políticas culturais a partir de 2003 se relacionaram com a atuação do produtor da cultura popular de Pernambuco. Assim, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, entrevistas parcialmente estruturadas, e observação participante em cursos e oficinas de formação de produtores, bem como em fóruns promovidos pela Fundarpe. Os achados foram analisados a partir da hermenêutica, constatando-se que a necessidade de desenvolver projetos que atendam os requisitos técnicos impostos pelos editais aumentou a participação dos produtores culturais independentes no subcampo da cultura popular, redefinindo algumas relações, principalmente a existente entre produtor e artistas/ coletivos culturais. Concluiu-se também que artistas e membros de grupos da cultura popular tem buscado cada vez mais deter os capitais necessários ao desempenho de atividades de produção, e que essa busca é dificultada pela não detenção de disposições comuns aos produtores independentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCampo da culturapt_BR
dc.subjectProdutor Culturalpt_BR
dc.subjectSubcampo da cultura popularpt_BR
dc.subjectSubcampo das políticas culturaispt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCultura popular – Pernambucopt_BR
dc.titleO produtor da cultura popular de Pernambuco frente às transformações das políticas culturais em 2003: uma abordagem relacional e disposicionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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