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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10873
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DOURADO, Débora Coutinho Paschoal | |
dc.contributor.author | SANTOS, Elizabeth Cavalcante dos | |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T18:26:28Z | |
dc.date.available | 2015-03-05T18:26:28Z | |
dc.date.issued | 2013-04-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10873 | |
dc.description.abstract | O campo da cultura brasileiro passou por uma importante transformação no âmbito das políticas culturais a partir de 2003, com a posse do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Tais transformações se deram no sentido de promover a democracia cultural, a gestão compartilhada, e o desenvolvimento da cultura popular, historicamente marginalizada pelas políticas de governo. Para tanto, a política de editais tornou-se o principal método utilizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva relacional e disposicional de Pierre Bourdieu, como as transformações nas políticas culturais a partir de 2003 se relacionaram com a atuação do produtor da cultura popular de Pernambuco. Assim, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, entrevistas parcialmente estruturadas, e observação participante em cursos e oficinas de formação de produtores, bem como em fóruns promovidos pela Fundarpe. Os achados foram analisados a partir da hermenêutica, constatando-se que a necessidade de desenvolver projetos que atendam os requisitos técnicos impostos pelos editais aumentou a participação dos produtores culturais independentes no subcampo da cultura popular, redefinindo algumas relações, principalmente a existente entre produtor e artistas/ coletivos culturais. Concluiu-se também que artistas e membros de grupos da cultura popular tem buscado cada vez mais deter os capitais necessários ao desempenho de atividades de produção, e que essa busca é dificultada pela não detenção de disposições comuns aos produtores independentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Campo da cultura | pt_BR |
dc.subject | Produtor Cultural | pt_BR |
dc.subject | Subcampo da cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Subcampo das políticas culturais | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | O produtor da cultura popular de Pernambuco frente às transformações das políticas culturais em 2003: uma abordagem relacional e disposicional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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