Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10782

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, André Luiz Maranhão de Souza -
dc.contributor.authorNascimento, Ana Aragão da Cunha Lima e-
dc.date.accessioned2015-03-05T16:58:32Z-
dc.date.available2015-03-05T16:58:32Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10782-
dc.description.abstractEste trabalho focou a problemática da comunicação organizacional no contexto da Economia Criativa. Para tal, se debruçou no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), uma das mais antigas e maiores empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em atuação no Recife. O objetivo da pesquisa foi entender como ocorrem os processos de codificação e decodificação da comunicação no âmbito da organização estudada. O marco teórico que guiou o trabalho foi o Modelo Codificação/Decodificação, de Stuart Hall, que afirma que a comunicação é uma sucessão de momentos distintos e articulados entre si. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso instrumental. Os dados foram coletados por meio de observações não participantes; entrevistas etnográficas com colaboradores e em profundidade com os gerentes; e documentos de cunho editorial da organização, tendo sido escrutinados por meio de Análise de Discurso. Os resultados revelam que o CESAR, embora use a comunicação via canais formais e estruturados, enfatiza a comunicação face a face como o principal canal de comunicação. As análises apontam que o canal oral, representado pela comunicação face a face, cria laços de relacionamento e confiança, estabelecendo um lastro que permite a decodificação dos discursos com o código previsto pelo codificador da mensagem. Isto permite uma reflexão sobre a importância da construção de relacionamentos no âmbito da organização, fazendo com que a força de trabalho compreenda e se aproprie dos objetivos estratégicos e do discurso organizacional. Com base nisto, serão apresentadas reflexões a cerca do conhecimento sobre a prática de gestão da Comunicação Organizacional, bem como limitações e desdobramentos da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectTeoria da codificaçãopt_BR
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_BR
dc.subjectEconomia Criativapt_BR
dc.subjectModelo Codificação/Decodificaçãopt_BR
dc.title[De]codificando a comunicação de uma organização criativa: um estudo de caso no CESARpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Aragão Lima e Nascimento.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons