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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10732

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Guilherme Lima -
dc.contributor.authorSilva, Thaysa Danyella Lira da-
dc.date.accessioned2015-03-05T14:55:29Z-
dc.date.available2015-03-05T14:55:29Z-
dc.date.issued2013-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Thaysa Danyella Lira da. Que profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandos. Recife, 2013. 141 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10732-
dc.description.abstractNo Brasil, o curso de Administração foi demarcado por um crescimento vertiginoso nas últimas duas décadas. Em 2012, 833.042 estudantes escolheram essa graduação dentre mais de duzentas opções de cursos oferecidos no país (INEP, 2013). Esse movimento de estudantes rumo à Administração leva-nos a questionar quais significados são construídos para profissão do administrador? Mediante esse escopo, adota-se como perspectiva teórica-metodológica a análise crítica do discurso (ACD) de Fairclough (2008). Delimitado esse recorte, iniciou-se o percurso analítico com entrevistas exploratórias (QUIVY; CAMPENHOUDT, 2004) realizadas com estudantes recém ingressos em uma instituição pública federal e uma instituição privada multinacional. A consolidação desses dados conduziu-nos para analisar a construção discursiva do profissional da administração veiculada na internet. Três sites compuseram um corpus de 70 textos subcategorizados em matérias, colunas e notícias. Construiu-se um enquadre da proposta de Fairclough (2008) para subsidiar a análise que se deu em duas etapas. A etapa 1 levantou um mapa de significação detectando-se os seguintes campos semânticos para a profissão do administrador: (1) profissão generalista, (2) profissão não vocacionada, (3) mercado amplo, (4) profissão necessária no cotidiano, (5) empreendedor, (6) atividade profissional, (7) profissão que contribui para o desenvolvimento. Na etapa 2, discutem-se a construção desses significados e os processos históricos, sociais e ideológicos subjacentes a essa significação. Observa-se que essa (re)significação entremeia-se a uma ideologia gerencialista, que torna excessivamente fluído e superficial os contornos dessa profissão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.subjectAdministradorpt_BR
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.titleQue profissão é essa? A construção de significados para a profissão do administrador em sites acessados por futuros graduandospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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