Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10431

Compartilhe esta página

Título: Produção estética do conhecimento e uso social da herança cultural na obra Biopaisagem de Ladjane Bandeira
Autor(es): Lyra, Márcia Cristina de Miranda
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ciência da Informação; Biopaisagem; Ladjane Bandeira
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LYRA, Márcia Cristina de Miranda. Produção estética do conhecimento e uso social da herança cultural na obra Biopaisagem de Ladjane Bandeira. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Abstract: A formação do perfil do profissional da Ciência da Informação, como sujeito interdisciplinar é ainda problematizante, na sua apropriação e conscientização, no processo de aquisição de conhecimento. Neste sentido, a autoformação sensível do processo de aprendizagem dos artistas das artes plásticas, traz significativa contribuição para uma sensibilização a esta conscientização. Referência representada na herança cultural da pernambucana Ladjane Bandeira na sua produção estética de conhecimento, a obra Biopaisagem. Os processos da Crítica Genética, os conceitos epistemológicos da Ciência Cognitiva e a abordagem da Sociologia da Recepção, fundamentaram a pesquisa exploratória. Ao final sugere-se para o perfil do profissional da informação considerar a sensibilidade estética da autoformação artística, em seu processo de apreensão do mundo. Um processo de natureza simbólica para o qual a informação constrói e configura a complexidade do conhecimento humano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10431
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissert_marcia_cdrom.pdf6,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons