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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10290

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHIGALGO, Álvaro Barrantes-
dc.contributor.authorMENELAU, Bruno Gomes de Sá-
dc.date.accessioned2015-03-04T12:42:52Z-
dc.date.available2015-03-04T12:42:52Z-
dc.date.issued2012-03-27-
dc.identifier.citationMENELAU, Bruno Gomes de Sa. Infraestrutura do transporte: impactos sobre o setor produtivo, com ênfase nos modais rodoviário e ferroviário. Recife, 2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10290-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema central o setor de transporte no Brasil, buscando-se ressaltar dois aspectos: importância do setor para o desenvolvimento econômico do País e impactos sobre determinados setores da economia nacional. Nesse contexto, destacam-se os modais rodoviário e ferroviário, que conjuntamente respondem por aproximadamente 80% do volume de cargas transportadas no País. O desempenho desses modais ao longo dos anos noventa é contemplado na análise, fazendo-se conexões com privatizações e concessões ocorridas ao final dessa década. O ambiente internacional de crescente competição e o aumento do combate a políticas protecionistas ampliaram as ações visando à redução de custos e à busca de maior produtividade das empresas. Investimentos em inovações tecnológicas – assim como modernização da infraestrutura – são variáveis fundamentais para aumento da competitividade do setor produtivo dos países. A precária infraestrutura de transporte no Brasil contribui para aumentar os custos logísticos do setor produtivo, que, associados ao elevado custo de capital, à baixa qualificação da mão de obra, à alta burocracia estatal, ao crescente número de acidentes, ao elevado índice de criminalidade nas estradas e à pesada carga tributária diminuem a competitividade do Brasil no mundo globalizado. Fatores políticos, econômicos e ausência de planejamento estatal de longo prazo contribuíram para que não haja no Brasil uma moderna e eficiente infraestrutura de transporte que integre todo o território de forma multimodal. A elevada dependência do modal rodoviário no Brasil indica erro estratégico e falta de planejamento de longo prazo na implantação da matriz de transporte do País. A partir da década de 90, com a abertura da economia brasileira e o aumento da competitividade, otimização de custos passa a ser considerado algo prioritário tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. Mesmo com o conhecimento da importância do setor de transporte para o desenvolvimento brasileiro, verificam-se falhas no planejamento, que – associadas a sucessíveis crises econômicas – acarretaram vertiginosa queda do investimento público, afetando tanto a capacidade de ampliação quanto de manutenção da estrutura de transporte do País. Diante disso, é de fundamental importância que o Estado crie alternativas que proporcionem o aumento dos investimentos em infraestrutura, como proporção do PIB, tomando para si a responsabilidade pela construção, manutenção e exploração dos serviços de transporte. Tal papel deve ser assumido de forma direta (quando pertinente) ou mediante concessão ao setor privado, sendo essencial que se preserve a função estatal de coordenação e acompanhamento dos investimentos, considerada a prioridade de integração do território nacional conforme uma moderna e eficiente infraestrutura de transporte multimodal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectTransporte Rodoviário de Cargaspt_BR
dc.subjectTransporte Ferroviário de Cargaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectPIBpt_BR
dc.titleInfraestrutura do transporte : impactos sobre o setor produtivo, com ênfase nos modais rodoviário e ferroviáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Tarcísio Patrício de-
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Economia

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