Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA NETO, Raul da Mota | |
dc.contributor.author | BARBOSA, Antônio Maria Pereira | |
dc.date.accessioned | 2015-03-04T12:33:29Z | |
dc.date.available | 2015-03-04T12:33:29Z | |
dc.date.issued | 2012-02-29 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Antônio Maria Pereira. Condicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR. Recife, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283 | |
dc.description.abstract | A importância da educação é inquestionável para o desenvolvimento de um país e de seus cidadãos; tendo-a como geradora de oportunidades mínimas, a própria inserção do indivíduo na sociedade depende do seu nível educacional. Quanto aos países, compete a tarefa de introduzir o maior número possível de sua população, dentro de um sistema de ensino público com qualidade suficiente a fim de torná-la impulsionadora do crescimento econômico. Atualmente o Brasil tem desenvolvido inovações em suas políticas educacionais, sobretudo com incentivos a introdução e continuidade dos alunos nas escolas; no entanto, qualitativamente os números não são tão favoráveis quando comparados em avaliações internacionais, inclusive, diante da própria América Latina, o panorama se torna ainda mais desfavorável quando no Brasil percebemos a desigualdade por regiões, na qual a Nordeste aponta os piores resultados. O intuito desse trabalho é desenvolver a partir dos dados extraídos da Prova Brasil 2007, um modelo que aponte os fatores significantes na construção de um melhor desempenho dos estudantes que compõem a RMR. Desta maneira é importante ressaltar que o método de decomposição de Oaxaca-Blinder foi fundamental para demonstrar por meio dos seus procedimentos os grupos de características responsáveis pelos diferentes resultados obtidos na comparação das capitais com melhor e pior desempenho na referida avaliação, os quais permitem identificar vários fatores que contribuem com a qualidade escolar nos municípios em estudo. De forma geral, os resultados encontrados apontam para a necessidade de que sejam criadas e integradas melhores políticas públicas no contexto educacional do país, na qual se percebe que os resultados em sua maioria não impressionam por serem vistos já como esperados, a partir de literaturas existentes, o que surpreende é a falta de atitude de todos os envolvidos na busca de transformação e mudança desse cenário. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Oaxaca-Blinder | pt_BR |
dc.title | Condicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região metropolitana do Recife - RMR | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_ANTONIO_MARIA PIMES.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons