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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA NETO, Raul da Mota
dc.contributor.authorBARBOSA, Antônio Maria Pereira
dc.date.accessioned2015-03-04T12:33:29Z
dc.date.available2015-03-04T12:33:29Z
dc.date.issued2012-02-29
dc.identifier.citationBARBOSA, Antônio Maria Pereira. Condicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR. Recife, 2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283
dc.description.abstractA importância da educação é inquestionável para o desenvolvimento de um país e de seus cidadãos; tendo-a como geradora de oportunidades mínimas, a própria inserção do indivíduo na sociedade depende do seu nível educacional. Quanto aos países, compete a tarefa de introduzir o maior número possível de sua população, dentro de um sistema de ensino público com qualidade suficiente a fim de torná-la impulsionadora do crescimento econômico. Atualmente o Brasil tem desenvolvido inovações em suas políticas educacionais, sobretudo com incentivos a introdução e continuidade dos alunos nas escolas; no entanto, qualitativamente os números não são tão favoráveis quando comparados em avaliações internacionais, inclusive, diante da própria América Latina, o panorama se torna ainda mais desfavorável quando no Brasil percebemos a desigualdade por regiões, na qual a Nordeste aponta os piores resultados. O intuito desse trabalho é desenvolver a partir dos dados extraídos da Prova Brasil 2007, um modelo que aponte os fatores significantes na construção de um melhor desempenho dos estudantes que compõem a RMR. Desta maneira é importante ressaltar que o método de decomposição de Oaxaca-Blinder foi fundamental para demonstrar por meio dos seus procedimentos os grupos de características responsáveis pelos diferentes resultados obtidos na comparação das capitais com melhor e pior desempenho na referida avaliação, os quais permitem identificar vários fatores que contribuem com a qualidade escolar nos municípios em estudo. De forma geral, os resultados encontrados apontam para a necessidade de que sejam criadas e integradas melhores políticas públicas no contexto educacional do país, na qual se percebe que os resultados em sua maioria não impressionam por serem vistos já como esperados, a partir de literaturas existentes, o que surpreende é a falta de atitude de todos os envolvidos na busca de transformação e mudança desse cenário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectOaxaca-Blinderpt_BR
dc.titleCondicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região metropolitana do Recife - RMRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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