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Título : ESTUDOS DAS DISCREPÂNCIAS RELATIVAS ENTRE AS ALTITUDES ORTOMÉTRICAS E GEOMÉTRICAS E SUAS IMPLICAÇÕES EM TRABALHOS DE ENGENHARIA
Autor : Silva, CLAUDIA Vergetti de Albuquerque
Palabras clave : Altitude geométrica; altitude ortométrica; ondulação geiodal; posicionamento GNSS
Fecha de publicación : 9-oct-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Claudia Vergetti de Albuquerque. Estudos das discrepâncias relativas entre as altitudes ortométricas e geométricas e suas implicações em trabalhos de engenharia. Recife, 2012. 130 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias Da Geoinformação, 2012..
Resumen : Todas as obras de engenharia civil usam medidas de distâncias horizontais e verticais. No caso das verticais as diferenças de altura na maioria das obras podem ser apenas relativas, tem exigências de precisão variáveis que são mais rigorosas quando envolvem escoamento de líquidos, e são determinadas normalmente pelo método de nivelamento geométrico que fornece as altitudes ortométricas. Atualmente também estão se utilizando altitudes obtidas do GNSS (Global Navigation Satellite System) por questões de economia e produtividade nas obras, mas elas são medidas geométricas em relação à superfície de um elipsóide, sendo que para obras de drenagem e hidráulicas a referência adequada é uma superfície equipotencial da gravidade ou o geóide. A altitude ortométrica de um ponto também pode ser obtida através da altitude geométrica desde que se conheça a ondulação geoidal do mesmo. Como essa transformação contém os erros inerentes da determinação da ondulação geoidal essa metodologia tem sido questionada como não sendo confiável para uso em obras de engenharia civil. Este trabalho tem por finalidade analisar e propor o uso da altitude geométrica para obras de engenharia de modo direto, sem necessidade de ser feita a sua transformação para a altitude ortométrica. Para essas análises foram usados dois conjuntos de dados. Um foi de uma área levantada dentro e no entorno do perímetro da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O outro foi de dados obtidos no levantamento do trecho Norte do canal de Transposição do Rio São Francisco. Todos os dados foram analisados quanto ao processamento, precisões obtidas e procedimentos de campo para identificar os erros inerentes na obtenção da altitude geométrica. Finalmente são sugeridos alguns cuidados básicos, restrições e procedimentos no uso das altitudes geométricas em determinadas obras de engenharia civil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10250
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

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