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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10195

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Glória -
dc.contributor.authorOliveira, Elaine Nunes de-
dc.date.accessioned2015-03-03T18:55:18Z-
dc.date.available2015-03-03T18:55:18Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.citationOliveira, E.N. Entrando no ritmo: a música na relação entre a criança “autista” e a fala do Outro. Recife: UFPE,2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10195-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar se a música, especificamente na sua dimensão descontínua, isto é, o ritmo, constitui meios de evocar, na criança com autismo, fragmentos da fala do outro. Logo, com a contribuição dos teóricos psicanalíticos, caminhamos por temas que abordam a linguagem, da relação do Outro com a criança, do autismo e as relações entre a música, o ritmo e a criança com essa patologia. Para tal, foi utilizado, nesta pesquisa, o método de Estudo de Caso, porque sua proposta metodológica foi compatível com os objetivos deste estudo. Os dados que foram analisados e discutidos, foram filmados, transcritos e cedidos por outra investigadora. Esses registros pertencem ao Banco deDados do CEMPI - Centro Médico Psicopedagógico Infantil. Utilizamos a transcrição das sessões de filmagem da criança a ser acompanhada, porém valorizamos as manifestações rítmicas como também as produções verbais e não-verbais do sujeito, relacionadas a essas manifestações. Todos os registros foram autorizados pelos pais das crianças e pela instituição. Participou desta pesquisa um sujeito, que no período das filmagens, tinha a idade de 11 anos e havia sido diagnosticado “autista”. O estudo constatou que, no momento de uma sessão terapêutica, as palavras de uma canção retornaram na verbalização da criança analisada,passando a fazer parte de jogos ritmados e de “conversas”. Sendo assim, tais palavras se movimentaram, circularam de uma cena a outra e se transformaram nas manifestações verbais do menino, em meio a vários outros tipos de manifestações, como por exemplo: as ecolalias, as manifestações verbais incompreensíveis, os movimentos corporais e verbalizações desarticulados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectOutropt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRitmopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleEntrando no ritmo: a música na relação entre a criança “autista” e a fala do Outropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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