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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1001

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSelma Ferreira Albernaz, Lady pt_BR
dc.contributor.authorMaria Oliveira, Jailmapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:06:57Z-
dc.date.available2014-06-12T15:06:57Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMaria Oliveira, Jailma; Selma Ferreira Albernaz, Lady. Rainhas, mestres e tambores : gênero, corpo e artefatos no maracatunação pernambucano. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1001-
dc.description.abstractO trabalho tentou compreender as relações de gênero nos grupos de maracatu-nação do Recife e Região Metropolitana. Desdobrou-se para as noções de corporeidade, sinalizando para constituições de subjetividades de homens e mulheres. Baseia-se em trabalho de campo iniciado em outubro de 2009 até fevereiro de 2010, incluindo observação de ensaios e desfiles carnavalescos, entrevistas, documentos das instituições estaduais de cultura e a produção dos folcloristas. Os grupos de maracatu usam as fontes históricas para compor uma compreensão e avaliação da sua tradição. É um cortejo realizado com musica e dança, estruturado em corte e batuque, para celebrar a coroação do casal real e as divindades afro-brasileiras e/ou os antepassados negros. A corte simboliza o poder do sagrado, classificada como feminina, o batuque é masculino, encarnando um poder temporal, divisão que aparenta uma neutralidade de gênero com distribuição relativamente equitativa de poder. Entretanto, no nível das práticas, geramse disputas entre mestres (símbolo do batuque) e rainhas (símbolos da corte), consoante ocupem a posição de presidente dos grupos. Os instrumentos são classificados por gênero e demandam performances corporais adequadas, independente se quem executa é homem ou mulher, rebatendo na constituição de subjetividades de homens e mulheres. A inclusão de homens travestidos reforça estes aspectos dentro do maracatupt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectInstrumentos musicaispt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleRainhas, mestres e tambores : gênero, corpo e artefatos no maracatunação pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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