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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1001
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Selma Ferreira Albernaz, Lady | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria Oliveira, Jailma | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:06:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:06:57Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Oliveira, Jailma; Selma Ferreira Albernaz, Lady. Rainhas, mestres e tambores : gênero, corpo e artefatos no maracatunação pernambucano. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1001 | - |
dc.description.abstract | O trabalho tentou compreender as relações de gênero nos grupos de maracatu-nação do Recife e Região Metropolitana. Desdobrou-se para as noções de corporeidade, sinalizando para constituições de subjetividades de homens e mulheres. Baseia-se em trabalho de campo iniciado em outubro de 2009 até fevereiro de 2010, incluindo observação de ensaios e desfiles carnavalescos, entrevistas, documentos das instituições estaduais de cultura e a produção dos folcloristas. Os grupos de maracatu usam as fontes históricas para compor uma compreensão e avaliação da sua tradição. É um cortejo realizado com musica e dança, estruturado em corte e batuque, para celebrar a coroação do casal real e as divindades afro-brasileiras e/ou os antepassados negros. A corte simboliza o poder do sagrado, classificada como feminina, o batuque é masculino, encarnando um poder temporal, divisão que aparenta uma neutralidade de gênero com distribuição relativamente equitativa de poder. Entretanto, no nível das práticas, geramse disputas entre mestres (símbolo do batuque) e rainhas (símbolos da corte), consoante ocupem a posição de presidente dos grupos. Os instrumentos são classificados por gênero e demandam performances corporais adequadas, independente se quem executa é homem ou mulher, rebatendo na constituição de subjetividades de homens e mulheres. A inclusão de homens travestidos reforça estes aspectos dentro do maracatu | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Maracatu | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Rainhas, mestres e tambores : gênero, corpo e artefatos no maracatunação pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
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