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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMaria Junqueira, Lília pt_BR
dc.contributor.authorCosta Lima da Rocha, Heitorpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:44Z-
dc.date.available2014-06-12T23:16:44Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationCosta Lima da Rocha, Heitor; Maria Junqueira, Lília. O dito, o interdito e a distorção sistemática da comunicação: a contribuição do modelo de Habermas à sociologia do jornalismo. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9894-
dc.description.abstractEsta tese tem o objetivo de contribuir para o enriquecimento da sociologia do jornalismo, através da absorção de conteúdos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas relevantes para a compreensão da mídia noticiosa e de seu papel na sociedade hodierna. Assim, parte de uma fundamentação da sociologia em termos de teoria da linguagem, tendo o sentido como categoria sociológica básica, e da compreensão de que a mídia é um subsistema funcional aberto, que possibilita a formação de opinião e vontade pelos movimentos sociais periféricos à estrutura de poder, capaz de se constituir em Poder Comunicativo e ser institucionalizada no sistema político. O trabalho adota, epistemológica e metodologicamente, a proposta habermasiana de uma postura heterodoxa, aberta tanto às ciências empírico-analíticas quanto às histórico-hermenêuticas, as quais confronta com o compromisso emancipatório das ciências críticas. Num terceiro momento, propõe a utilização da dicotomia facticidade - coação de pressões externas que acarreta uma comunicação sistematicamente distorcida - e validade categoria indicadora de consenso racionalmente motivado conforme a ética do discurso habermasiano -, como critério adequado para aferição da construção de sentido, ou de sua retração, nas matérias jornalísticas. A proposta é contrastada com as diversas teorias da notícia e procura aprofundar a análise para além da questão das rotinas jornalísticas, conseguindo esclarecer elementos internos essenciais do discurso jornalístico. Portanto, a comprovação da viabilidade dessas categorias a partir da ética do discurso evidencia a importância da contribuição do modelo habermasiano para o aprofundamento da sociologia do jornalismopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemática da comunicaçãopt_BR
dc.subjectModelo de Habermapt_BR
dc.subjectSociologia do Jornalismopt_BR
dc.titleO dito, o interdito e a distorção sistemática da comunicação: a contribuição do modelo de Habermas à sociologia do jornalismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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