Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9854
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Weber, Silke | pt_BR |
dc.contributor.author | de Sant'ana Brandrão Costa, Carla | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:16:26Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Sant'ana Brandrão Costa, Carla; Weber, Silke. Movimento estudantil contemporâneo : uma análise compreensiva das suas formas de atuação. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9854 | - |
dc.description.abstract | Considerando a relevância dos diversos estudos realizados sobre o Movimento Estudantil, os quais investigam, em sua maioria, a ação dos estudantes durante a década de 1960, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Movimento Estudantil na contemporaneidade, as situações e os temas que conduzem suas mobilizações, suas atuais formas de mobilização, seus projetos de ação dirigidos para as questões referentes ao ensino superior, como também a forma sob a qual a memória desse movimento se apresenta na argumentação dos seus representantes. São ainda estudadas as maneiras como as práticas utilizadas por este movimento, em outros períodos, são, reflexivamente, transformadas a partir das situações e informações atuais. O presente estudo foi realizado em três momentos, a saber: a pesquisa de campo com entidades e integrantes do Movimento Estudantil; o levantamento de notícias no Jornal do Brasil referentes ao período de 1995 a 2000; e a pesquisa bibliográfica sobre o tema. As análises foram realizadas à luz da teoria de Anthony Giddens, sobre a modernidade, especificamente do conceito de ação reflexiva e tomando como instrumento para a compreensão das ações do Movimento Estudantil a Filosofia Heumenêutica de Gadamer. Os resultados indicam que os temas que mais mobilizam os estudantes são aqueles referentes ao ensino superior, ao mercado de trabalho e a questões internas do próprio Movimento Estudantil. Em relação às formas de atuação, os debates são a principal atividade, em geral associada a outras atividades conforme o tema em questão. Observamos ainda que as transformações nas formas de ação do Movimento Estudantil são orientadas pela constante reflexão acerca da pertinência dos temas priorizados e das maneiras mais adequadas de intervir nos problemas . A partir dessa reflexão, em diversos momentos, a memória do movimento é resgatada, oferecendo bases para a orientação das mudanças nas suas ações como forma de responder às necessidades contextuais da atualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Movimento estudantil contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | análise compreensiva | pt_BR |
dc.title | Movimento estudantil contemporâneo : uma análise compreensiva das suas formas de atuação | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9393_1.pdf | 901,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons