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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/983
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia | pt_BR |
| dc.contributor.author | Vicente Ferreira, Lucas | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:06:50Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T15:06:50Z | - |
| dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Vicente Ferreira, Lucas; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. O Fenômeno da Mentoria Informal no Desenvolvimento Profissional e Pessoal dos Indivíduos: Um Estudo de Caso na Superintendência Regional da Receita Federal na 4ª Região Fiscal. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/983 | - |
| dc.description.abstract | Este estudo verificou como ocorrem as relações informais de mentoria nos relacionamentos profissionais entre colegas mais experientes e novatos na Superintendência Regional da Receita Federal na 4ª Região Fiscal SRRF04, conforme o modelo de KRAM (1985) e validado por NOE (1988) (chamado de Modelo Internacional). A partir dessa verificação, foram construídos modelos de relações mentoria prospectados entre os profissionais da SRRF04. Para a produção dos resultados deste estudo foi utilizada uma abordagem de estudo de caso, seccional, de caráter descritivo, de categoria quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram que mais de 90% dos profissionais pesquisados confessaram ter participado de relações informais de mentoria. Quanto aos estudos sobre o exercício das funções de mentoria, observou-se que, em primeiro lugar, as mais importantes são aquelas que tratam da transferência de conhecimento e liderança. Em segundo lugar, as funções que mostram o profissional como modelo e as que incluem amizade e aconselhamento. Na comparação dos modelos prospectados com Modelo Internacional foram observadas fortes semelhanças estruturais. Entretanto houve diferenças razoáveis na composição das funções de mentoria e na importância dada a cada uma delas. Uma semelhança irrefutável entre os referidos modelos foi a constatação da divisão das funções de mentoria em duas categorias: I - funções de apoio ao desenvolvimento da carreira profissional; II - funções de apoio psicossocial. Um resultado muito nítido que pôde ser observado foi, que na percepção dos profissionais pesquisados, as relações de mentoria atendem prioritariamente à transferência de conhecimento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Mentoria | pt_BR |
| dc.subject | Mentoria informal | pt_BR |
| dc.subject | Mentoria formal | pt_BR |
| dc.subject | Coaching | pt_BR |
| dc.title | O Fenômeno da Mentoria Informal no Desenvolvimento Profissional e Pessoal dos Indivíduos: Um Estudo de Caso na Superintendência Regional da Receita Federal na 4ª Região Fiscal | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração | |
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|---|---|---|---|---|
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