Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9805

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeber, Silke pt_BR
dc.contributor.authorTereza Brito Ferreira, Andréapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:14Z-
dc.date.available2014-06-12T23:16:14Z-
dc.date.issued2012-01-31pt_BR
dc.identifier.citationTereza Brito Ferreira, Andréa; Weber, Silke. 'A fabricação do cotidiano escolar : as práticas coletivas dos adultos fora da sala de aula'. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9805-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo interpretar as práticas coletivas dos sujeitos profissionais que trabalham na escola de Ensino Fundamental, antiga escola primária, fora da sala de aula. A hipótese é que o cotidiano escolar é historicamente "fabricado" pela associação dos fatores sociedade/política/vida/saber, que tornam cada escola uma realidade. Selecionamos as situações de participação dos atores da escola, as quais separamos em três eixos: as relações entre adultos e crianças; as relações entre os adultos na escola e as relações entre família/escola. Essas situações foram analisadas apoiadas na teoria do cotidiano de Michel de Certeau que, na prática, requer uma ação metodológica baseada nos pressupostos da Pesquisa Qualitativa. Os elementos da etnografia, como o registro e a interpretação das práticas cotidianas e da documentação que orienta as escolas, foram privilegiados no recolhimento e nas análises dos dados. As observações foram realizadas em três escolas inseridas em contextos distintos: uma escola principal , por um período de doze meses e duas escolas em realidades diferentes por três meses em cada uma. A análise das realidades observadas apontou a utilização de táticas e estratégias que traduz a singularidade de cada escola. Em cada escola, diferentemente, as táticas construídas pelas pessoas adultas percorrem caminhos que representam avanços escolares e outras vão no sentido contrário. Essa percepção da dinâmica contraditória no interior de cada escola favorece a desmistificação da organização das unidades escolares como um todo orgânico de sucesso ou de fracassopt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbricação do cotidiano escolarpt_BR
dc.subjectPráticas coletivaspt_BR
dc.title'A fabricação do cotidiano escolar : as práticas coletivas dos adultos fora da sala de aula'pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9343_1.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons