Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9744

Comparte esta pagina

Título : "Vida e vida com abundância" - teologia da prosperidade, sagrado e mercado : um estudo de afinidade eletiva entre a TP, o mercado e a ética de consumo na Igreja Universal do Reino de Deus
Autor : Fernando Rodrigues, Kleber
Palabras clave : teologia da prosperidade; ética de consumo
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Fernando Rodrigues, Kleber; Jorge Ventura de Morais, Josimar. "Vida e vida com abundância" - teologia da prosperidade, sagrado e mercado : um estudo de afinidade eletiva entre a TP, o mercado e a ética de consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumen : A pesquisa sobre a teologia da prosperidade no âmbito da Igreja Universal do Reino de Deus inscreve-se nas discussões e debates sobre as insurgências e ressurgências de formas religiosas no contexto social e histórico brasileiro. O último quartel do século XX e início do século XXI foi tomado por uma efervescente (re)construção de valores religiosos que impelem a sociologia a (re)discutir o fenômeno religioso a partir de novos paradigmas doutrinários que colocaram em xeque modelos e formas antigas de religiosidade no campo evangélico, com o surgimento da Igreja Universal, representante da teologia da prosperidade, reconfigurada à realidade sócio-histórica brasileira. O objetivo geral do trabalho é identificar possíveis afinidades eletivas entre a TP, o sagrado e o mercado, dentro da perspectiva da cultura para o consumo. Estuda a localização escatológica da IURD dentre as igrejas evangélicas brasileiras, a fim de explicar a inserção, o crescimento e a visibilidade sócio-religiosa e política dessa Igreja na sociedade brasileira. Identifica a existência de uma trilogia discursiva que circula na IURD, exemplificada pelo discurso religioso ancorado em sua escolha teológica, um discurso empresarial e um discurso social, que apresentam ambivalências entre si, mas propiciam interconexões em meio à polissemia construída pela TP no espaço religioso iurdiano. Por fim, analisa a confluência ativa entre idéias teológicas e idéias que circulam na sociedade de consumo, ancoradas no mercado, além de apresentar características sócio-políticas prenunciadas pela IURD para desencadear, com maior celeridade, sua ascensão, com vistas futuras à ampliação de poder em diferentes esferas da vida política nacional
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9744
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9318_1.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons