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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9722
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Weber, Silke | pt_BR |
dc.contributor.author | da Salete Barboza de Farias, Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:51Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:51Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | da Salete Barboza de Farias, Maria; Weber, Silke. Racionalidade capitalista e novas tecnologias na educação brasileira. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9722 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo apreender a (s) racionalidade (s) das novas tecnologias na educação brasileira. Apoiamo-nos na teoria social crítica a partir da argumentação desenvolvida por Jürgen Habermas sobre os processos de modernidade, em que ele indica que as relações sociais e de produção são mediatizadas por racionalidades, sendo instrumental a racionalidade típica da sociedade moderna, mas admitindo como possível a construção de uma outra racionalidade sustentada pela razão comunicativa. Referenciadas pela sua Teoria da Ação Comunicativa supomos que a apropriação de novas tecnologias no mundo escolar, cuja institucionalização decorre do mundo do sistema, pode ser presidida também por essa racionalidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo. Elegemos a Análise do Discurso como dispositivo metodológico, entendendo este Programa como prática discursiva. Documentos institucionais e entrevistas constituíram o corpus da pesquisa. O estudo evidenciou a expressão de dois tipos de racionalidade: instrumental, representada pelo discurso da modernidade, tendo como enunciados reitores atualização, eficácia, mercado de trabalho, rápido acesso à informação e aprendizagem veloz; e outra comunicativa, representada pelo discurso interativo e reflexivo tendo como enunciados reitores autonomia de aprendizagem, diálogo, criatividade, crítica e reconhecimento dos limites da inclusão/exclusão dos processos de modernidade, confirmando a inexistência de unidirecionalidade das políticas educacionais elaboradas no mundo do sistema | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Racionalidade capitalista | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.title | Racionalidade capitalista e novas tecnologias na educação brasileira | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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