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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWeber, Silke pt_BR
dc.contributor.authorFigueredo Benzaquen, Júliapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:15:44Z-
dc.date.available2014-06-12T23:15:44Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationFigueredo Benzaquen, Júlia; Weber, Silke. A socialização para cooperação: uma análise de práticas de educação não-formal. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9684-
dc.description.abstractA questão principal desta pesquisa é: quais são e como são desenvolvidas práticas de educação não-formal que socializam o valor cooperativo. Assumindo as discussões da dicotomia comunidade e sociedade, do crescente processo de individualização, do individualismo característico do contexto capitalista e das teorias da socialização, fazemos um estudo de caso em um grupo cultural do Programa de Animação Cultural (PAC). Partimos do pressuposto de que a economia solidária, prática baseada na solidariedade, e a educação popular se apresentam como espaços potenciais para a socialização do valor cooperativo. O contexto do nosso caso é apresentado a partir da sua história, estrutura e objetivos, das atividades de capacitação para os educadores não-formais, da escola na qual o grupo está inserido e do grupo em si. Nossa atenção está voltada para a cooperação, ou seja, ao fazer junto, e ao valor cooperativo, que se aproxima da idéia de solidariedade, implicando empatia e comprometimento com o outro. Através de observação participante, entrevistas e análise documental fazemos uma descrição etnográfica utilizando alguns indicadores de práticas cooperativas, como por exemplo: atividades realizadas em grupo e estímulo de respeito ao outro. O Animador Cultural do grupo propiciou oportunidades de socialização do valor cooperativo, mas por sua identificação com o papel do professor, ele falou mais sobre as práticas cooperativas do que oportunizou momentos de vivência delas. Este estudo permitiu aprofundar a compreensão de mecanismos de socialização do valor cooperativo na educação não-formal e ao mesmo tempo perceber a presença de valores societários individualistas, como obstáculo a considerarpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.titleA socialização para cooperação: uma análise de práticas de educação não-formalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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