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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9624
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Helena Eickmann, Sophie | pt_BR |
dc.contributor.author | Floriza Cavalcanti Amaral, Daisy | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:32Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:32Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Floriza Cavalcanti Amaral, Daisy; Helena Eickmann, Sophie. Fatores bio-sociais de proteção ao desenvolvimento cognitivo de crianças em idade escolar. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9624 | - |
dc.description.abstract | A inteligência é um tema de interesse multidisciplinar, despertando a atenção de profissionais das áreas de educação, comportamento e saúde. A visão epidemiológica sobre este tema é mais uma contribuição para possíveis ações preventivas, que favoreçam a universalização da aquisição desta importante característica humana. Para esta dissertação foram realizados dois artigos; uma revisão bibliográfica e um artigo original. Para a revisão bibliográfica foram pesquisados artigos sobre o desenvolvimento cognitivo infantil abordando fatores de proteção, fatores de risco, resiliência e vulnerabilidade. Foram consultados os bancos de dados Lilacs, Medline e Scielo, usando os descritores: IQ, cognitive development, vulnerability, risk, resilience e cognition. A literatura mostra uma importante associação entre desenvolvimento cognitivo e fatores socioeconômicos, destacando-se a escolaridade materna, estimulação domiciliar e a renda. Para o artigo original foi realizado um estudo transversal aninhado a uma coorte, para verificar que fatores bio-sociais estavam associados ao desenvolvimento cognitivo de crianças aos oito anos de idade, residentes na zona da mata de Pernambuco. Foram analisados aspectos biológicos ao nascer e aspectos biológicos, socioeconômicos e demográficos aos oito anos. Nesta pesquisa encontramos os melhores índices de desenvolvimento cognitivo associados à melhor escolaridade materna, renda familiar per capita, estimulação domiciliar e à escola privada. Concluímos que a proteção ao desenvolvimento cognitivo na infância poderá ser favorecida à medida que sejam priorizadas atividades educativas junto às famílias e de melhoria ao ensino público | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | QI | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Inteligência | pt_BR |
dc.title | Fatores bio-sociais de proteção ao desenvolvimento cognitivo de crianças em idade escolar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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