Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9613

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorEduarda da Mota Rocha, Maria pt_BR
dc.contributor.authorValença da Silva, Líviapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:15:24Z-
dc.date.available2014-06-12T23:15:24Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationValença da Silva, Lívia; Eduarda da Mota Rocha, Maria. A representação dos indivíduos contemporâneos e suas relações sociais no discurso publicitário de automóveis no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9613-
dc.description.abstractA publicidade, uma das principais ferramentas do sistema capitalista e neoliberal de estímulo à propagação da cultura de consumo, exerce, inquestionavelmente, papel fundamental na promoção do individualismo e das novas formas de sociabilidade, mediadas pelo mercado. O automóvel é um dos símbolos mais importantes deste individualismo característico da ordem social contemporânea, detentora de um extremo dinamismo que vem influenciando significativamente as relações sociais e o modo como os indivíduos constroem suas identidades. O consumo de automóveis no Brasil envolve questões bastante complexas. A realidade socioeconômica local, de enorme concentração de renda e de desigualdades sociais, condiciona, quase que exclusivamente, às classes altas o acesso a tal mercadoria. Esta dissertação analisa a lógica contemporânea de atuação da publicidade no Brasil, em meio ao sistema capitalista e neoliberal, a fim de compreender de que maneira os indivíduos e suas relações sociais são representados no discurso publicitário de automóveis do País. Para tanto, conta-se com uma seleção de VTs (comerciais de televisão) veiculados nos anos de 2004 e 2005 pelas empresas Ford, Fiat e Volkswagen. Estas se posicionam entre as mais atuantes no mercado publicitário em questão, bem como lideram as vendas de automóveis no Paíspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSistema capitalista e neoliberalpt_BR
dc.subjectAutomóvelpt_BR
dc.titleA representação dos indivíduos contemporâneos e suas relações sociais no discurso publicitário de automóveis no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9204_1.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons