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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9452

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares de Lima, Luciane pt_BR
dc.contributor.authorde Lima Souza Silveira, Cibelept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:43Z-
dc.date.available2014-06-12T23:14:43Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationde Lima Souza Silveira, Cibele; Soares de Lima, Luciane. Avaliação da dificuldade respiratória em menores de cinco anos capacitação de técnicos/auxiliares de enfermagem no atendimento pré-hospitalar. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9452-
dc.description.abstractO atendimento de dificuldade respiratória em crianças menores de 5 anos é uma ocorrência frequente no Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU)- Recife. Para as chamadas classificadas sem gravidade é encaminhada uma Unidade de Suporte Básico tripulada por um condutor e um técnico/auxiliar de enfermagem que realizará a coleta de informações clínicas da criança e repassará seus achados à central médica de regulação. Baseado nestes dados o médico regulador define as condutas a serem tomadas sejam orientações, terapêutica imediata e/ou remoção para unidade de referência. É, portanto, essencial que o técnico/auxiliar de enfermagem esteja apto para realizar de forma objetiva uma coleta de dados clínicos básicos essenciais para subsidiar as condutas médicas bem como registrar de forma correta e científica os achados da ocorrência. Esta dissertação apresenta um capítulo de revisão da literatura acerca da dificuldade respiratória em crianças e aspectos relativos à formação do técnico/auxiliar de enfermagem e sua atuação no atendimento pré-hospitalar e também um artigo original intitulado: Capacitação de técnicos/auxiliares de enfermagem no atendimento pré-hospitalar: repercussões na qualidade do registro de enfermagem. O objetivo foi avaliar o impacto de uma capacitação dirigida à técnicos/auxiliares de enfermagem através dos registros realizados nos atendimentos de dificuldade respiratória em crianças menores de 5 anos no pré-hospitalar .Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental, prospectivo, do tipo antes e depois realizado no SAMU-Recife. A intervenção foi uma capacitação dirigida para técnicos/auxiliares de enfermagem para identificar e avaliar os sinais de dificuldade respiratória em crianças menores de cinco anos. Foram avaliadas 148 ocorrências antes da capacitação e 113 após a intervenção. Foram utilizados o teste do quiquadrado e o teste exato de Fisher para verificar possíveis associações entre as variáveis. Os resultados revelaram o impacto positivo na qualidade da informação registrada, acreditando-se que este melhor registro tenha refletido em uma comunicação com a regulação médica mais objetiva e com terminologia adequada, como também uma atuação no atendimento capaz de identificar a gravidade da dificuldade respiratória da criançapt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde da criança.pt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectAuxiliares de enfermagempt_BR
dc.subjectAtendimento de emergência pré-hospitalarpt_BR
dc.titleAvaliação da dificuldade respiratória em menores de cinco anos capacitação de técnicos/auxiliares de enfermagem no atendimento pré-hospitalarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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