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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9418
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Anita Aline Albuquerque | |
dc.contributor.author | Silva, Marcia Iara Costa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:14:36Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T23:14:36Z | |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Iara Costa da Silva, Marcia; Aline Albuquerque Costa, Anita. Infância perdida, direitos negados: a persistência do trabalho infantil através da ideologia da educação pelo trabalho. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9418 | |
dc.description.abstract | O estudo objetivou analisar os aspectos subjetivos que favorecem a persistência do trabalho infantil na Orla Lagunar de Maceió. Pressupõe-se que além das bases materiais fundamentadas na relação capital/trabalho existem aspectos ideológicos que, apoiados nas crenças, nos valores e na cultura, contribuem para a reprodução da ideologia da educação para o trabalho e para a persistência do trabalho infantil. A apropriação indevida dessa força de trabalho impede o processo de humanização de crianças e adolescentes além de afetar nos aspectos físico, intelectual e psicológico, impedindo o seu desenvolvimento integral. A metodologia privilegiou a análise da documentação de órgãos oficiais, documentários, observação, diário de campo, entrevistas e oficinas. Os sujeitos da pesquisa foram marisqueiras, pescadores e crianças e adolescentes da Orla Lagunar, técnicos e monitores do PETI, representante da colônia de pescadores, da Igreja, e lideranças locais. O lócus da pesquisa foi a favela Sururu de Capote. O resultado da pesquisa demonstrou que a ideologia da educação para o trabalho ainda é dominante no contexto das relações sociais e vem sendo reproduzida tanto no âmbito do planejamento e execução das ações de erradicação do trabalho infantil, como na subjetividade da classe trabalhadora, para a naturalização e a persistência do trabalho de crianças e adolescentes na atualidade | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Proteção social | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Infância perdida, direitos negados: a persistência do trabalho infantil através da ideologia da educação pelo trabalho | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Serviço Social |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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