Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/934
Título: Da sala de aula ao mundo empresarial : compreendendo a aprendizagem vivenciada em consultoria júnior
Autor(es): Pacífico Franco, Andressa
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional; Administração de empresas Estudo e ensino; Empresas de consultoria; Serviços de consultoria
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pacífico Franco, Andressa; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Da sala de aula ao mundo empresarial : compreendendo a aprendizagem vivenciada em consultoria júnior. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta dissertação tem o propósito de identificar e analisar o que os estudantes de graduação em Administração aprendem ao vivenciar as práticas de consultores e como eles aprendem, enquanto trabalham em projetos de intervenção desenvolvidos pela empresa de consultoria júnior a qual representam ou representavam. Para alcançar tal objetivo, realizou-se um estudo com treze consultores juniores - graduandos de administração de empresas - representando sete empresas de consultoria júnior na Região Metropolitana do Recife. Considerou ser possível produzir conhecimento sobre a aprendizagem vivenciada de estudantes de administração enquanto consultores juniores a partir da descrição, análise, interpretação e entendimento do que eles aprendem e como aprendem quando exercem a função de consultor júnior.O tratamento dos dados fora realizado dentro da abordagem qualitativa, categorizando esta dissertação como um estudo descritivo, exploratório e pesquisa de campo. Na coleta dos dados, realizaram-se entrevistas individuais não-estruturadas, cuja análise foi efetivada pela análise pragmática da linguagem. Concluiu-se que os consultores juniores aprenderam a trabalhar uma postura profissional, ter senso de compromisso e responsabilidade para com as tarefas. Também foi percebido que a aprendizagem decorrente da prática em consultoria júnior advém das relações com o cliente que englobem os primeiros contatos, a fase de diagnose, a implementação de soluções, o surgimento de resistências e conflitos no trato com o cliente, como entre os próprios consultores juniores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/934
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1227_1.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.