Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/934
Title: Da sala de aula ao mundo empresarial : compreendendo a aprendizagem vivenciada em consultoria júnior
Authors: Pacífico Franco, Andressa
Keywords: Aprendizagem organizacional;Administração de empresas Estudo e ensino;Empresas de consultoria;Serviços de consultoria
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Pacífico Franco, Andressa; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Da sala de aula ao mundo empresarial : compreendendo a aprendizagem vivenciada em consultoria júnior. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Esta dissertação tem o propósito de identificar e analisar o que os estudantes de graduação em Administração aprendem ao vivenciar as práticas de consultores e como eles aprendem, enquanto trabalham em projetos de intervenção desenvolvidos pela empresa de consultoria júnior a qual representam ou representavam. Para alcançar tal objetivo, realizou-se um estudo com treze consultores juniores - graduandos de administração de empresas - representando sete empresas de consultoria júnior na Região Metropolitana do Recife. Considerou ser possível produzir conhecimento sobre a aprendizagem vivenciada de estudantes de administração enquanto consultores juniores a partir da descrição, análise, interpretação e entendimento do que eles aprendem e como aprendem quando exercem a função de consultor júnior.O tratamento dos dados fora realizado dentro da abordagem qualitativa, categorizando esta dissertação como um estudo descritivo, exploratório e pesquisa de campo. Na coleta dos dados, realizaram-se entrevistas individuais não-estruturadas, cuja análise foi efetivada pela análise pragmática da linguagem. Concluiu-se que os consultores juniores aprenderam a trabalhar uma postura profissional, ter senso de compromisso e responsabilidade para com as tarefas. Também foi percebido que a aprendizagem decorrente da prática em consultoria júnior advém das relações com o cliente que englobem os primeiros contatos, a fase de diagnose, a implementação de soluções, o surgimento de resistências e conflitos no trato com o cliente, como entre os próprios consultores juniores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/934
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1227_1.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.