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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9328

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues Costa, Monica pt_BR
dc.contributor.authorOneide Fialho Rocha, Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:06Z-
dc.date.available2014-06-12T23:14:06Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationOneide Fialho Rocha, Maria; Rodrigues Costa, Monica. Movimentos sociais: ação sócio-política na região de Picos a partir da ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base MEB, no período de 1985 -1995. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9328-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como foco a ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base - MEB e a ação sócio-política dos movimentos sociais na região de Picos, no período de 1985-1995. Norteia-se pelo objetivo geral de compreender o campo político-educativo produzido pela pedagogia do MEB junto aos movimentos sociais em Picos. Neste sentido, foi estabelecida como problemática que norteou todo o processo investigativo a seguinte indagação: de que modo a ação sócio-educativa do MEB, na região de Picos, influenciou as ações sócio-políticas dos movimentos sociais por ele assessorados? Tem como base teórico-metodológica a concepção marxista que considera as lutas sociais como consequência da sociedade de classes e busca compreender a ação sócio-educativa numa perspectiva de fomentar leituras críticas a respeito da realidade, numa concepção dialética da história. Fundamenta-se,nas concepções teóricas gramscianas da não neutralidade do processo educacional. Orienta-se também nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire norteadas por idéias forças, que refletem sobre o homem e o seu meio de vida concreto, numa práxis da educação popular, na qual o povo se identifica como sujeito coletivo da transformação histórica e cultural do país. Nessa perspectiva, a partir do ponto de vista dos sujeitos sociais entrevistados na coleta de dados, afloram as contradições e os conflitos entre libertação/dominação, tanto no que diz respeito às relações entre dirigentes e a base dos movimentos sociais, como no enfrentamento às estruturas de poder nas lutas dos movimentos sociais. Além desses aspectos que evidenciam essa relação entre o MEB e os movimentos sociais os sujeitos entrevistados ressaltam, também, o acentuado processo de organização popular na região de Picos, na década de 1980, a partir das CEBs e do trabalho do MEB e a prática educativa-formativa que qualificou a ação do movimentos sociais frente ao poder público e tinha como objetivo principal contribuir para o despertar de uma consciência crítica cidadã. Diante desses elementos, conclui-se que o MEB de Picos foi capaz de realizar uma ação sócio-educativa que despertou e orientou a ação sócio-política dos movimentos sociais, que emergiram como sujeitos da sua própria história, numa perspectiva de transformação socialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.titleMovimentos sociais: ação sócio-política na região de Picos a partir da ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base MEB, no período de 1985 -1995pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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