Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9328
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues Costa, Monica | pt_BR |
dc.contributor.author | Oneide Fialho Rocha, Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:14:06Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Oneide Fialho Rocha, Maria; Rodrigues Costa, Monica. Movimentos sociais: ação sócio-política na região de Picos a partir da ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base MEB, no período de 1985 -1995. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9328 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como foco a ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base - MEB e a ação sócio-política dos movimentos sociais na região de Picos, no período de 1985-1995. Norteia-se pelo objetivo geral de compreender o campo político-educativo produzido pela pedagogia do MEB junto aos movimentos sociais em Picos. Neste sentido, foi estabelecida como problemática que norteou todo o processo investigativo a seguinte indagação: de que modo a ação sócio-educativa do MEB, na região de Picos, influenciou as ações sócio-políticas dos movimentos sociais por ele assessorados? Tem como base teórico-metodológica a concepção marxista que considera as lutas sociais como consequência da sociedade de classes e busca compreender a ação sócio-educativa numa perspectiva de fomentar leituras críticas a respeito da realidade, numa concepção dialética da história. Fundamenta-se,nas concepções teóricas gramscianas da não neutralidade do processo educacional. Orienta-se também nos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire norteadas por idéias forças, que refletem sobre o homem e o seu meio de vida concreto, numa práxis da educação popular, na qual o povo se identifica como sujeito coletivo da transformação histórica e cultural do país. Nessa perspectiva, a partir do ponto de vista dos sujeitos sociais entrevistados na coleta de dados, afloram as contradições e os conflitos entre libertação/dominação, tanto no que diz respeito às relações entre dirigentes e a base dos movimentos sociais, como no enfrentamento às estruturas de poder nas lutas dos movimentos sociais. Além desses aspectos que evidenciam essa relação entre o MEB e os movimentos sociais os sujeitos entrevistados ressaltam, também, o acentuado processo de organização popular na região de Picos, na década de 1980, a partir das CEBs e do trabalho do MEB e a prática educativa-formativa que qualificou a ação do movimentos sociais frente ao poder público e tinha como objetivo principal contribuir para o despertar de uma consciência crítica cidadã. Diante desses elementos, conclui-se que o MEB de Picos foi capaz de realizar uma ação sócio-educativa que despertou e orientou a ação sócio-política dos movimentos sociais, que emergiram como sujeitos da sua própria história, numa perspectiva de transformação social | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.title | Movimentos sociais: ação sócio-política na região de Picos a partir da ação sócio-educativa do Movimento de Educação de Base MEB, no período de 1985 -1995 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2588_1.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons