Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9265
Título: Protagonismo dos trabalhadores da cadeia produtiva do cajú do Vale do Guaribas: desafios e possibilidades
Autor(es): BARROS, Marcos Antônio Rodrigues
Palavras-chave: Associativismo; Cooperativismo; Participação; Protagonismo
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antônio Rodrigues Barros, Marcos; Cristina Brito Arcoverde, Ana. Protagonismo dos trabalhadores da cadeia produtiva do cajú do Vale do Guaribas: desafios e possibilidades. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta pesquisa analisa os novos desafios que se colocam para o cooperativismo e as transformações sociopolíticas e econômicas e no mercado de trabalho, que interferem no processo de produção e comercialização da produção da agricultura familiar partindo do estudo de cooperativas originárias a partir de um projeto desenvolvido por instituições públicas e autarquias em resposta ao Programa Fome Zero. Predispõe-se a analisar as condições em que se encontram os pequenos produtores e como estas condições possibilitam ou não sua autonomia a partir de empreendimentos cooperativos sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente. As reais condições que possam viabilizar o processo de tomada de consciência e de autonomia do pensamento para que se tornem cidadãos ativos, participativos, críticos e sujeitos de sua própria história. Mas essas cooperativas têm despertado desconfiança e resistência por parte dos agricultores com relação à participação o que tem dificultado muito o sucesso desses empreendimentos que de tempos em tempos passam por períodos de abandonos e de recomeço. Essa pesquisa procura discutir as possibilidades e desafios que se colocam para que esses sujeitos possam se tornarem atores protagonistas, empoderados a partir da participação eficaz na condução dos processos de produção e comercialização nos empreendimentos cooperativos, uma vez que esse protagonismo não foi ainda alcançado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9265
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2566_1.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.