Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9191

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Pereira Franco de Sá, Ronice pt_BR
dc.contributor.authorIuri Paz e Albuquerque, Talespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:13:33Z-
dc.date.available2014-06-12T23:13:33Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationIuri Paz e Albuquerque, Tales; Maria Pereira Franco de Sá, Ronice. Concepções sobre Promoção da Saúde e sua didatização nas disciplinas de Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9191-
dc.description.abstractA Promoção da Saúde (PS) destaca-se enquanto estratégia para reorientar a formação profissional, conforme explicitado pelo Pró-Saúde. Entretanto, essa inserção nos cursos de saúde com o propósito de direcionar a transição do modelo de saúde não está detalhada. Objetivando a compreensão dessas questões sobre a didatização da PS nas disciplinas de Saúde Pública (SP) e Saúde Coletiva (SC), esta pesquisa pretende compreender as concepções da PS e como ocorre sua didatização a partir dos difusores da PS no Brasil. Utilizamos a abordagem qualitativa, através da triangulação entre entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, analisada com base na Análise de Conteúdo temática. Quatorze entrevistas com difusores chave nos possibilitaram verificar que a compreensão predominante da PS baseia-se na perspectiva social, sendo base para a orientação teórica. Percebemos a proximidade das orientações pedagógicas com as competências para o ensino, destacando a problematização, a cultura reflexiva e cenários de prática diversos; principalmente relacionados à vivência social. O conjunto das propostas retrata uma prática pedagógica libertadora, que valoriza o saber do indivíduo, auxiliando os professores na didática da PS e, consequentemente, com os propósitos do Pró-Saúde. Entretanto, percebemos que trabalhar com a PS na graduação é complexo, devido ao contexto de inserção nas disciplinas de SP e/ou SC, caracterizado pela indefinição conceitual, além das limitações institucionais. Por isso, a maioria dos difusores defendeu a existência de uma disciplina específica de PS na graduaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcepções da Promoção da Saúdept_BR
dc.subjectCompetências da Promoção da Saúdept_BR
dc.subjectDidatização da Promoção da Saúdept_BR
dc.subjectPró-Saúdept_BR
dc.titleConcepções sobre Promoção da Saúde e sua didatização nas disciplinas de Saúde Pública e/ou Saúde Coletivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4080_1.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons