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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9191
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maria Pereira Franco de Sá, Ronice | pt_BR |
dc.contributor.author | Iuri Paz e Albuquerque, Tales | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:13:33Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Iuri Paz e Albuquerque, Tales; Maria Pereira Franco de Sá, Ronice. Concepções sobre Promoção da Saúde e sua didatização nas disciplinas de Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9191 | - |
dc.description.abstract | A Promoção da Saúde (PS) destaca-se enquanto estratégia para reorientar a formação profissional, conforme explicitado pelo Pró-Saúde. Entretanto, essa inserção nos cursos de saúde com o propósito de direcionar a transição do modelo de saúde não está detalhada. Objetivando a compreensão dessas questões sobre a didatização da PS nas disciplinas de Saúde Pública (SP) e Saúde Coletiva (SC), esta pesquisa pretende compreender as concepções da PS e como ocorre sua didatização a partir dos difusores da PS no Brasil. Utilizamos a abordagem qualitativa, através da triangulação entre entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, analisada com base na Análise de Conteúdo temática. Quatorze entrevistas com difusores chave nos possibilitaram verificar que a compreensão predominante da PS baseia-se na perspectiva social, sendo base para a orientação teórica. Percebemos a proximidade das orientações pedagógicas com as competências para o ensino, destacando a problematização, a cultura reflexiva e cenários de prática diversos; principalmente relacionados à vivência social. O conjunto das propostas retrata uma prática pedagógica libertadora, que valoriza o saber do indivíduo, auxiliando os professores na didática da PS e, consequentemente, com os propósitos do Pró-Saúde. Entretanto, percebemos que trabalhar com a PS na graduação é complexo, devido ao contexto de inserção nas disciplinas de SP e/ou SC, caracterizado pela indefinição conceitual, além das limitações institucionais. Por isso, a maioria dos difusores defendeu a existência de uma disciplina específica de PS na graduação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Concepções da Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Competências da Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Didatização da Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pró-Saúde | pt_BR |
dc.title | Concepções sobre Promoção da Saúde e sua didatização nas disciplinas de Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva |
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