Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/915
Título: Processo de formação de estratégias em uma organização empreendedora: o caso da Satélite Distribuidora de Petróleo S.A.
Autor(es): MOREIRA, Vinícius Farias
Palavras-chave: Processo de formação de estratégias; Empreendedorismo; Mudanças estratégicas; Aprendizagem de estrategistas; Petróleo; Satélite
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Farias Moreira, Vinícius; de Aquino Lucena, Eduardo. Processo de formação de estratégias em uma organização empreendedora: o caso da Satélite Distribuidora de Petróleo S.A.. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O objetivo desta dissertação é o de compreender o processo de formação de estratégias da Satélite Distribuidora de Petróleo S.A. ao longo de sua trajetória de desenvolvimento, entre 1976 e 2006. Os objetivos específicos do trabalho contemplaram a descrição das fases de continuidade e de mudanças nas estratégias da organização, o entendimento de como os estrategistas influenciaram na administração estratégica da organização e a elaboração de um framework que explique o processo estudado. A fundamentação teórico-empírica procura debater aspectos relacionados ao processo de formação de estratégias, com destaque à perspectiva empreendedora. Com base na literatura especializada e no objetivo mencionado, foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo em retrospectiva histórica. A coleta de dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com doze membros da organização, e a análise dos dados implicou na inferência de oito fases ao longo do processo, cuja descrição ocorre na seção dos resultados. A discussão desses resultados é feita a partir de um framework multidimensional. Em relação às fases de continuidade, percebe-se, na fase inicial, a predominância das estratégias emergentes, e, nas fases seguintes, uma atuação de maneira empreendedora. Destaca-se, também, que a adoção de estratégias de interstícios conduziu a Satélite ao alcance da vantagem competitiva. Quanto às mudanças, há um privilégio das incrementais ao longo das fases de continuidade, e a identificação da existência de três mudanças globais, que estão associadas à mudança de liderança, ao ambiente político-legal e ao processo de fusão. Por fim, destaca-se a importância dos estrategistas na condução das estratégias, cujos conhecimentos anteriores e cujas experiências na Satélite possibilitaram o desenvolvimento de uma metodologia diferenciada de ação, por meio da qual o relacionamento evidencia-se como competência essencial
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/915
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1203_1.pdf787,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.