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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/901
Title: As falhas de mercado para os produtos de limpeza considerando a atuação da ANVISA e a concorrência entre os fabricantes formais e os informais
Authors: Gonçalves Ferreira, Sergio
Keywords: Regulação de mercado;informações assimétricas;vigilância sanitária;Nova Economia Institucional
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gonçalves Ferreira, Sergio; Ricardo Colaço Bezerra, David. As falhas de mercado para os produtos de limpeza considerando a atuação da ANVISA e a concorrência entre os fabricantes formais e os informais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Esta dissertação aborda a instituição social mercado, analisando em particular o setor de produtos de limpeza. Mostra como a realidade desse mercado foi construída através dos tempos, detendo-se na situação do fenômeno no Brasil contemporâneo, aonde a oferta se dá através da disputa entre os fabricantes formais e os clandestinos. No País, cabe institucionalmente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) fazer a regulação do mercado, para que a demanda seja feita por produtos de boa qualidade, capazes de realizar a função de higienizar, considerando que a vigilância sanitária é uma outra importante construção social. É através da Teoria Institucional, da Nova Economia Institucional NEI, da Teoria da Regulação Econômica e da Teoria do Principal-agente que se examina a situação empírica do mercado de produtos de limpeza, procurando responder se a agência estatal tem atuado de maneira eficaz para reduzir as falhas nesse mercado. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa genérica e foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, entrevistando indivíduos que atuam no mercado na Região Metropolitana do Recife RMR. Ao final, propõe uma mudança na estrutura administrativa da ANVISA, no sentido de procurar atuar com mais eficácia na redução da assimetria de informações entre fabricantes e consumidores
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/901
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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