Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8998
Título: Polifenóis de interesse biológico em vinhos tintos finos produzidos no Vale do São Francisco
Autor(es): ROCHA, Helena Albuquerque
Palavras-chave: Quercetina; Efeitos benéficos; Saúde; Polifenóis
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Albuquerque Rocha, Helena; Barbosa Guerra, Nonete. Polifenóis de interesse biológico em vinhos tintos finos produzidos no Vale do São Francisco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: O conhecimento de que os vinhos tintos apresentam efeitos benéficos à saúde devido à presença de polifenóis, cujo teor é influenciado pelas condições edafo-climáticas, sobretudo de luz solar, motivou este estudo, com vistas a avaliar vinhos produzidos na região do Vale do São Francisco com uvas Cabernet Sauvignon, Petit Syrah e Pinot Noir. As amostras provenientes de cinco vinícolas foram analisadas em triplicata, por HPLC em fase reversa, com injeção direta e de modo isocrático. A variabilidade dos resultados obtidos ( 3,0 a 13,1 mg/L para quercetina, 2,2 a 57,4 mg/L para rutina e 1,08 a 3,53 mg/L para trans-resveratrol) indica a influência da varietal e sua interação com o ambiente e do processo de vinificação sobre a concentração destes compostos. Destes, destaca-se a rutina, principalmente nos vinhos produzidos com Petit Syrah, pelo teor detectado. De um modo geral, os resultados são comparáveis e até superiores aos relatados em vinhos produzidos na Califórnia, Austrália e África do Sul, cujas condições climáticas são similares às do Sertão nordestino, demonstrando o potencial destes vinhos, especialmente os de Petit Syrah, como fonte de compostos bioativos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8998
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8800_1.pdf777,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.