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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Luciano pt_BR
dc.contributor.authorCristina Cavalcanti de Albuquerque, Terezapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:03:34Z-
dc.date.available2014-06-12T23:03:34Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationCristina Cavalcanti de Albuquerque, Tereza; Oliveira, Luciano. Modelos mentais infantis sobre a respiração e o sistema respiratório. 2000. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8965-
dc.description.abstractOs modelos mentais construídos pelas crianças em seu processo de compreensão dos fenômenos naturais são considerados o produto da integração de seus conhecimentos prévios ao conhecimento formal, originando a base do desenvolvimento de conceitos científicos. O processo de ensino-aprendizagem em ciências deve basear-se nestes modelos construídos pelas crianças, tendo em vista o emprego de práticas pedagógicas fundamentadas nos conhecimentos que a criança possui de seu universo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivos: (1) investigar as concepções de 28 crianças da 2a, 4a e 6a séries do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Recife sobre a respiração e o sistema respiratório; (2) identificar as representações dos modelos mentais construídos sobre o tema; e (3) analisar as representações dos modelos mentais construídas pelas crianças em sua compreensão sobre a respiração e o sistema respiratório destacando três noções do conceito: estrutura, comportamento e função. O experimento empregou entrevista individual baseada no Método Clínico Piagetiano, através da qual os dados foram coletados em sessão única, dividida em três partes temáticas: as concepções infantis sobre a respiração humana; as concepções infantis sobre a respiração em ambiente aquático e as representações infantis sobre o sistema respiratório. Os resultados indicaram a construção de três modelos mentais explicativos sobre a respiração e o sistema respiratório, baseados nas seguintes noções sobre o conceito: (a) função, (b) estrutura e (c) comportamento do processo respiratório. Estes modelos parecem indicar uma linha evolutiva a partir da consideração de dois aspectos principais: o aumento das conexões existentes entre o sistema respiratório e as demais áreas do organismo; e a consideração de aspectos internos em detrimento de apenas aspectos externos do fenômenopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcepções infantispt_BR
dc.subjectModelos Mentaispt_BR
dc.subjectSistema Respiratóriopt_BR
dc.titleModelos mentais infantis sobre a respiração e o sistema respiratóriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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