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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8952
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Roazzi, Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimentel Mello Cabral Nobre, Alena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:03:29Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:03:29Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Pimentel Mello Cabral Nobre, Alena; Roazzi, Antonio. Realismo nominal e consciência metalingüística no processo de alfabetização de adultos e crianças. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8952 | - |
dc.description.abstract | Embora alguns estudos já tenham investigado a interferência do realismo nominal nas habilidades de leitura, são realizadas poucas pesquisas em busca de compreender outras possíveis correlações. Além disso, estas pesquisas são, em geral, realizadas com amostras de crianças. Visando analisar outras possibilidades, este estudo tem como objetivo medir a relação da consciência lingüística e realismo nominal entre as atividades de leitura, escrita e matemática. Foram examinados no total, 54 sujeitos da rede estadual da cidade de recife. Destes, 39 eram crianças da primeira, segunda e quarta série, e 15 eram adultos da primeira etapa do primeiro ciclo da educação de jovens e adultos. A amostra foi submetida à atividades de leitura e escrita de palavras e pseudopalavras, subteste de vocabulário WISC, tarefa de realismo nominal e uma tarefa de matemática. Os resultados foram analisados através de correlações, testes de homogeneidade, e regressões logísticas. Os dados evidenciaram que o realismo nominal apresenta correlação com as variáveis de leitura (r = 0,593 e p < 0.01) e escrita (r = 0,702 e p < 0.01) e matemática (r = 0,670 e p < 0.01). Confirmam-se, então, os resultados de estudos anteriores que afirmam que a compreensão da arbitrariedade entre significados e significantes, está associada a um melhor desempenho de leitura e a evolução das hipóteses de escrita. Um importante aspecto a ser ressaltado é que os dados trazem como descoberta a relação entre a matemática e o realismo nominal . No que se refere aos resultados das regressões, foi evidenciado que a consciência metalingüística prediz as variáveis relacionadas ao desempenho nos subtestes do WISC, matemática e ditado de não palavras. Conclui-se, portanto, a importante contribuição de habilidades lingüísticas como também de habilidades lógico-matemáticas na superação do realismo nominal | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Consciência metalingüística | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Realismo nominal | pt_BR |
dc.title | Realismo nominal e consciência metalingüística no processo de alfabetização de adultos e crianças | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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