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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8912

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarcisio da Rocha Falcão, Jorge pt_BR
dc.contributor.authorTavares de Andrade, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:03:14Z-
dc.date.available2014-06-12T23:03:14Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationTavares de Andrade, Luciana; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. O que sabem as crianças que aparentemente não aprendem? explorando competências cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8912-
dc.description.abstractO objetivo geral do presente estudo é investigar habilidades cognitivas em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, ou fraco desempenho escolar, partindo para explorar o que elas podem fazer em interação com outras crianças e adultos. A partir do efetivo global de uma turma de alunos considerados fracos, foram selecionadas oito crianças, matriculadas na quarta-série do ensino fundamental, rede pública de ensino, na faixa etária entre nove e onze anos, sem diagnóstico explícito relacionado a afecções neurológicas, restrições sensoriais ou deficiências de desenvolvimento cognitivo. Tais crianças foram divididas em quatro díades, buscando-se nessa divisão obedecer aos seguintes critérios: heterogeneidade quanto ao grau de dificuldade, afinidade pessoal entre os membros da díade e variação quanto ao gênero dos membros. As quatro díades foram submetidas ao seguinte rol de atividades, sob assistência da experimentadora: a) situações-problema relacionadas a conhecimentos conceituais e algorítmicos em matemática; b) atividade relacionada a conceitualização no contexto de aspectos morais; c) situações-problema baseadas em raciocínio hipotético-dedutivo. Os protocolos referentes a tais situações e díades foram analisados clinicamente, tendo-se chegado às seguintes conclusões: a) o grupo demonstrou clara disponibilidade para engajamento em tarefas de natureza escolar; b) as díades se beneficiaram claramente da interação com a examinadora no transcorrer das tarefas e atividades; c) houve interação produtiva entre as díades, mesmo na ausência de interações discursivas explícitas entre os membros; tal aspecto foi particularmente visível na tarefa voltada para avaliação de desenvolvimento moral d) no contexto das situações-problema em matemática, as díades mobilizaram conhecimentos escolares e extra-escolares, oferecendo respostas e elaborações para todos os problemas; e) o nível global de desempenho do grupo, nas atividades propostas, não permitiu inferir comprometimento cognitivo grave por parte das mesmas. Como conclusão geral, verificou-se que crianças com dificuldade de aprendizagem não podem ser grosseiramente assimiladas a crianças com déficit estrutural de desenvolvimento, o que traz subsídio importante para a reflexão pedagógica acerca de dificuldades de aprendizagem na escola, e do papel e contribuição do psicólogo escolar para tal reflexãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolar insatisfatóriopt_BR
dc.subjectTrabalho em interaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.titleO que sabem as crianças que aparentemente não aprendem? explorando competências cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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