Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8912
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares de Andrade, Luciana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:03:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Tavares de Andrade, Luciana; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. O que sabem as crianças que aparentemente não aprendem? explorando competências cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8912 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral do presente estudo é investigar habilidades cognitivas em crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, ou fraco desempenho escolar, partindo para explorar o que elas podem fazer em interação com outras crianças e adultos. A partir do efetivo global de uma turma de alunos considerados fracos, foram selecionadas oito crianças, matriculadas na quarta-série do ensino fundamental, rede pública de ensino, na faixa etária entre nove e onze anos, sem diagnóstico explícito relacionado a afecções neurológicas, restrições sensoriais ou deficiências de desenvolvimento cognitivo. Tais crianças foram divididas em quatro díades, buscando-se nessa divisão obedecer aos seguintes critérios: heterogeneidade quanto ao grau de dificuldade, afinidade pessoal entre os membros da díade e variação quanto ao gênero dos membros. As quatro díades foram submetidas ao seguinte rol de atividades, sob assistência da experimentadora: a) situações-problema relacionadas a conhecimentos conceituais e algorítmicos em matemática; b) atividade relacionada a conceitualização no contexto de aspectos morais; c) situações-problema baseadas em raciocínio hipotético-dedutivo. Os protocolos referentes a tais situações e díades foram analisados clinicamente, tendo-se chegado às seguintes conclusões: a) o grupo demonstrou clara disponibilidade para engajamento em tarefas de natureza escolar; b) as díades se beneficiaram claramente da interação com a examinadora no transcorrer das tarefas e atividades; c) houve interação produtiva entre as díades, mesmo na ausência de interações discursivas explícitas entre os membros; tal aspecto foi particularmente visível na tarefa voltada para avaliação de desenvolvimento moral d) no contexto das situações-problema em matemática, as díades mobilizaram conhecimentos escolares e extra-escolares, oferecendo respostas e elaborações para todos os problemas; e) o nível global de desempenho do grupo, nas atividades propostas, não permitiu inferir comprometimento cognitivo grave por parte das mesmas. Como conclusão geral, verificou-se que crianças com dificuldade de aprendizagem não podem ser grosseiramente assimiladas a crianças com déficit estrutural de desenvolvimento, o que traz subsídio importante para a reflexão pedagógica acerca de dificuldades de aprendizagem na escola, e do papel e contribuição do psicólogo escolar para tal reflexão | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habilidades cognitivas | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar insatisfatório | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em interação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.title | O que sabem as crianças que aparentemente não aprendem? explorando competências cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo8918_1.pdf | 817,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons