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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8842

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSPINLLO, Alina Galvãopt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Ana Paula dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:02:52Z
dc.date.available2014-06-12T23:02:52Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationPaula da Silva, Ana; Galvao Spinllo, Alina. Um estudo com crianças de escola pública sobre o conceito de diferentes gêneros de textos. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8842
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento da consciência metatextual entre crianças de escola pública de diferentes séries (1ª e 3ª), através do conceito que estas crianças apresentavam em relação a diferentes gêneros de textos (história, carta e notícia de jornal). Participaram do estudo 40 crianças com idades entre 7 e 9 anos, freqüentando 1ª e 3ª séries do ensino fundamental. Todos os sujeitos foram submetidos individualmente a duas tarefas: (1) pedia-se que a criança definisse de forma aleatória uma história, uma carta e uma notícia de jornal. (2) Foram lidos seis textos de forma randômica para cada criança (sendo dois de cada gênero), pedindo-se após a leitura que a criança identificasse a qual gênero pertencia cada texto. Os dados foram analisados de acordo com as categorias criadas por meio das respostas fornecidas pelas crianças, sendo as mesmas categorias para ambas as tarefas. De modo geral, observou-se que tanto na tarefa de definição, quanto na tarefa de identificação as crianças da 3ª série, demonstraram melhor habilidade em conceituar os textos, tanto por meio de respostas mistas (que combinam vários atributos definidores de cada texto) quanto por meio das isoladas, um maior número de respostas nas várias categorias. Os resultados indicam um progresso significativo com a idade e a escolaridade em relação ao desenvolvimento da consciência metatextual de textos. As discussões deste estudo focalizam aspectos relevantes sobre a consciência metatextual, pouco discutidos na literaturapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectDiferentes gêneros de textospt_BR
dc.subjectCrianças de escola públicapt_BR
dc.titleUm estudo com crianças de escola pública sobre o conceito de diferentes gêneros de textospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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