Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8681

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSOBRAL, Avany Bernardino Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:01:46Z
dc.date.available2014-06-12T23:01:46Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationBernardino Corrêa Sobral, Avany; da Conceição Diniz Pereira de Lyra, Maria. Concepção do adulto sobre o desenvolvimento do bebê na comunicação através do uso da Internet : procedimento de classificação múltipla. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8681
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar como o adulto compreende o desenvolvimento do bebê no processo de comunicação no início da vida. Desta forma, este trabalho explorou a concepção do adulto acerca do desenvolvimento humano na faixa etária do primeiro ano de vida. Visando tal objetivo, esta investigação utilizou como instrumento a criação de uma Web site que foi hospedada na seguinte URL: www.maebebe.eti.br, para coletar os dados. Foi realizado um questionário para receber informações pessoais e aplicado um Procedimento de Classificação Múltipla (PCM) baseada na escolha de 20 fotos digitalizadas (10 fotos referentes às trocas Face-a-Face e 10 fotos referentes às trocas Mãe- Objeto-Bebê) referentes à comunicação mãe-bebê durante os oito primeiros meses de vida do bebê. Este estudo baseia-se na perspectiva de que o estudo do desenvolvimento do bebê implica no estudo de um processo de mudança que ocorre na comunicação, proposto por Lyra e cols. (Lyra, 1988; 1999; 2000; Lyra & Chaves, 2001; Lyra & Rosseti-Ferreira, 1995; Lyra & Souza, no prelo; Lyra & Winegar, 1997; Souza, Lyra & Lyra, 1998; Souza, Lyra & Roazzi, 2001), no qual esse desenvolvimento se dá através de três períodos de quase-estabilidade: Estabelecimento, Extensão e Abreviação. Os resultados apresentam uma maior percentagem de internautas participantes com profissão de psicólogo, mas houve uma diversidade de outros profissionais. A análise realizada através do SSA (Técnica de Análise dos Menores Espaços Smallest Space Analysis ou Similarity Structure Analysis ), apresenta um resultado bastante consistente mostrando a diferenciação de regiões que correspondem às trocas Face-a- Face e Mãe-Objeto-Bebê. Mais ainda apresentam diferenciação de regiões que correspondem aos períodos de Estabelecimento, Extensão e Abreviação dos dois tipos de trocas já referidas. As justificativas utilizadas pelos internautas participantes nas classificações realizadas foram dominantemente adequadas no sentido de se prenderem às características da comunicação mãe-bebê e/ou desenvolvimento do bebê. Este estudo destaca o uso da Internet para coleta de dados em Psicologia e sugere que Estabelecimento, Extensão e Abreviação são conceitos claros e fortes para descrever o início do desenvolvimento da comunicação e do bebê neste processo de desenvolvimentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPeríodospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do bebêpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEstabelecimentopt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectAbreviaçãopt_BR
dc.subjectProcedimento de classificação múltiplapt_BR
dc.subjectUso da internet para coleta de dadospt_BR
dc.titleConcepção do adulto sobre o desenvolvimento do bebê na comunicação através do uso da Internet : procedimento de classificação múltiplapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo8809_1.pdf90,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons