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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8385

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério de Lemos Meira, Luciano pt_BR
dc.contributor.authorCleide Barros Jucá, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:59:39Z-
dc.date.available2014-06-12T22:59:39Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCleide Barros Jucá, Ana; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Interações discursivas envolvendo crianças com Síndrome de Down: Diálogos com mães e professores. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8385-
dc.description.abstractEsta pesquisa visou compreender os sujeitos com Síndrome de Down a partir de suas interações com pessoas participantes de seus ambientes escolar e familiar, considerados fundamentais em seu processo de desenvolvimento. Tal compreensão teve respaldo na teoria sócio-histórica de Vygotsky e na perspectiva da aprendizagem situada, que são abordadas neste trabalho a partir de alguns de seus principais conceitos e também de estudos empíricos nelas baseados, que serviram de apoio para a elaboração de nosso problema e também para as análises de nossos achados. Tendo como objetivo geral compreender como se constróem diálogos envolvendo crianças com Síndrome de Down em situação de interação com suas mães e professoras, entendendo essas interações como situações de co-construção dos contextos familiar e escolar. Como objetivo específico, buscamos entender de que maneira a criança com Síndrome de Down faz aproximações discursivas com o outro e também perceber como as díades (mãe/criança e professora/criança) co-regulam seus comportamentos durante as situações de interação, identificando os padrões de co-regulação predominantemente presentes na dinâmica interacional de cada díade. Para tanto propusemos aos sujeitos de pesquisa uma atividade em que o adulto deveria narrar o que via em uma gravura para a criança, que deveria reproduzir o desenho em questão, dialogando com a parceira adulta de forma a facilitar a execução da tarefa. Participaram do estudo crianças de uma escola particular regular de Recife, suas mães e professoras de sala de aula. Os dados da pesquisa foram construídos com inspiração no aparato metodológico da Análise Interacional, abordagem pragmática que se destina ao estudo das interações humanas no que concerne àquilo que é corpóreo e observável, compreendendo a cognição como social e ecologicamente distribuída, e destacando o papel da linguagem e de outros recursos semióticos para a efetivação da ação humana. Como apoio fundamental para a realização da Análise Interacional, nos utilizamos da tecnologia de vídeo para a produção e a análise de dados. Os achados apontaram para diferenças no engajamento das díades na realização da tarefa, dependendo do tipo de relação entre os parceirospt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleInterações discursivas envolvendo crianças com Síndrome de Down: Diálogos com mães e professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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