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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8276

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorda Graça Bompastor Borges Dias, Maria pt_BR
dc.contributor.authorPatricia Ataíde Ferreira, Sandrapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:58:49Z-
dc.date.available2014-06-12T22:58:49Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationPatricia Ataíde Ferreira, Sandra; da Graça Bompastor Borges Dias, Maria. As luzes e as sombras das condições de leitura na escola: um olhar sobre dois mundos. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8276-
dc.description.abstractPara analisar as condições de leitura na escola, foram realizados dois estudos independentes: Estudo I, realizado no Brasil e; Estudo II, realizado na Catalunha, Espanha. O Estudo I foi desenvolvido em uma escola pública estadual da zona sul do Recife - PE, que atendia alunos de todos os níveis de ensino. Este teve como objetivos: (a) verificar as condições de produção de leitura de alunos e professores; (b) investigar os procedimentos pedagógicos do professor de Língua Portuguesa, e as condições materiais e ideológicas subjacentes; (c) identificar a concepção de leitura de professores e alunos; (d) analisar o desenvolvimento da atividade de leitura em crianças e adolescentes durante a escolarização. Foi realizado um estudo de caso através de: (1) observações sistemáticas e assistemáticas na escola e na sala de aula; (2) entrevistas formais e informais com alunos e professores; (3) atividades experimentais de leitura com os alunos. Participaram desse estudo 120 estudantes, de seis a 23 anos, da 1ª, 4ª, 6ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental e, do 3º ano do Ensino Médio e, as professoras das respectivas séries. Dos 120 alunos entrevistados, apenas 77 participaram das duas sessões de leitura. Os resultados deste estudo podem ser assim resumidos: (a) professores e alunos estão expostos a uma variedade de textos dentro e fora da escola, mas a produção de leitura é quase inexistente; (b) a concepção de leitura dos professores é determinada por sua história de leitura e não por sua formação; (c) os alunos concebem a leitura predominantemente como instrumento de aprendizagem; (d) a atividade de leitura dos alunos evolui da ênfase sobre os conhecimentos prévios à integração de vários níveis de informação, embora a dificuldade para integrar informações persista até o final da escolaridade. O Estudo II teve como objetivos (1) apontar os problemas e soluções acerca da formação leitora, na Espanha, a partir da análise (a) das diretrizes curriculares da Europa, Espanha e Catalunha; (b) das concepções dos professores sobre a leitura e, (c) das condições materiais que alunos e professores estão submetidos; (2) esboçar uma comparação entre as condições de leitura no Brasil e Espanha. Para a análise das concepções dos professores e das condições materiais em que eles e os alunos estão submetidos, foram entrevistados seis professores de diferentes áreas e níveis de atuação; e realizadas observações em duas salas de aula: 3º ano do Parvulario e 5º de P rimária de uma escola pública da cidade de Vilanova i la Geltru. Os resultados deste estudo demonstram que: (a) no currículo escolar há a coexistência de duas formas distintas de entender os processos de leitura; (b) a formação docente é o principal problema e solução da formação de leitores, na escola; (c) Brasil e Espanha se diferenciam quanto às condições materiais e de formação docente e se aproximam quanto à concepção dos professores sobre a leitura. O conjunto desses resultados demonstra que a concepção do professor sobre a leitura é a causa última dos problemas da formação de leitores, na escola, nos dois paísespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAs luzes e as sombras das condições de leitura na escola: um olhar sobre dois mundospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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