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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8170

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio pt_BR
dc.contributor.authorElida da Silva Gusmão, Estefaneapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:57:54Z-
dc.date.available2014-06-12T22:57:54Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationElida da Silva Gusmão, Estefanea; Roazzi, Antonio. Estilos de apego e raciocínio moral em adolescentes. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8170-
dc.description.abstractPerspectivas teóricas na psicologia do desenvolvimento moral têm tradicionalmente dado ênfase a diferentes experiências de socialização na explicação do desenvolvimento moral. Como conseqüência, pesquisadores de perspectiva cognitivo-desenvolvimentista têm dado pouca atenção para o contexto familiar, focalizando ao invés disto, nos ambientes de pares, como a escola, para explicar o nível de desenvolvimento moral e seus resultados. Diante disso, a presente tese se dedica a estudar o tipo de vinculação afetiva dos adolescentes relacionado ao raciocínio moral destes, não negando a fundamental importância de outras facetas deste processo. No que se refere ao julgamento moral, o apego estabelecido pode ser fundamental na medida em que o desenvolvimento sócio-cognitivo começa com a conexão emocional com o outro quando ainda bebê. Na presente pesquisa, pretende-se contribuir com o estudo do raciocínio moral considerando o tipo de apego expresso por adolescentes nas suas relações com seus pais. A amostra é composta por 421 adolescentes sendo 221 de escola pública e 200 de escola privada, apresentando uma média de idade de 15 anos (dp = 1,75; amplitude de 11 a 20 anos). Todos os participantes da pesquisa são da cidade de João Pessoa, 45,1% do sexo masculino e 54,9% do sexo feminino. A maioria de católicos (63, 9%). Estes participantes responderam aos seguintes instrumentos de pesquisa: SROM (Medida Objetiva de Raciocínio Moral), IVIA (Inventário sobre a vinculação para a infância e adolescência), ERA (Escala de relações de amizade) e o PBI (Instrumento de vinculação parental), além de um Questionário sóciodemográfico. Os resultados encontrados apontam para a existência de uma relação significativa e negativa entre o apego inseguro e estágios mais elevados de raciocínio moral. As implicações, limitações e contribuições destes resultados são discutidas na presente pesquisa, à luz do que propõe a literatura acerca desta relaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectApegopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleEstilos de apego e raciocínio moral em adolescentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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