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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8077
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | da Graça Bompastor Borges Dias, Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Lira Rocha, Ingrid | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T22:56:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T22:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Lira Rocha, Ingrid; da Graça Bompastor Borges Dias, Maria. Dilemas morais e deficiência mental : desafiando as diferenças. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8077 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo surge a partir do apoio a pesquisas que trabalham para favorecer a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino regular. Ciente de que um dos maiores ganhos que esses alunos têm ao estudarem junto com alunos ditos normais está na chance de serem tratados como iguais em direitos e deveres sociais, o objetivo desse estudo foi observar se freqüentar as salas de aulas regulares traz diferenças para o desenvolvimento moral. O trabalho aqui apresentado conta com uma triangulação entre as análises quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos na comparação do raciocínio moral de seis alunos com deficiência mental matriculados em sala regular e seis alunos com deficiência mental matriculados em salas especiais. A observação do raciocínio moral desses alunos foi realizada através da apresentação de três dilemas de cunho moral abordando diferentes situações onde o aluno deveria escolher entre manter uma promessa realizada ou dizer a verdade e em seguida justificar sua escolha. A diferença no raciocínio moral foi confirmada, os alunos das salas das salas de aula regular têm maior capacidade de elaborar justificativas para suas escolhas morais. No entanto os resultados trouxeram duas outras questões com relação ao sistema de ensino paralelo (regular/especial): (1) esse sistema de ensino está relacionado com diferenças no desenvolvimento metacognitivo? (2) a segregação em turmas especiais é potencializadora de uma escala de valores morais diferenciada? | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio moral | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Salas especiais. | pt_BR |
dc.title | Dilemas morais e deficiência mental : desafiando as diferenças | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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