Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8024

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Luciano Rogério de Lemospt_BR
dc.contributor.authorMATOS, Flora Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:56:34Z
dc.date.available2014-06-12T22:56:34Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationAlbuquerque Matos, Flora; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Uma Análise dos Sentidos Produzidos sobre Tag Clouds: Contribuições da Psicologia para o Design. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8024
dc.description.abstractPropusemos nesse estudo que a Psicologia pode contribuir para a produção de conhecimento na área de Design e, para isso, nos apoiamos na perspectiva pragmática para analisar a produção de sentidos sobre tag clouds. Este termo refere-se a um recurso criado para representar o processo de tagging, de atribuir palavras-chave aos conteúdos da web, frequentemente utilizado em blogs. Objetivamos, então, identificar os sentidos produzidos por blogueiros sobre tag clouds a respeito dos motivos de incorporação desse recurso nos blogs e dos padrões de utilização. Para a construção de dados, pesquisamos por posts que discutiram sobre a utilização de tag clouds, visando a identificação dos sentidos sobre os motivos de incorporação; e, por outro lado, para investigar os sentidos sobre os padrões de utilização, convidamos blogueiros para a participação de entrevistas sobre o tema. Encontramos que os sentidos produzidos sobre os motivos de incorporação são direcionados a comparações intrarecurso, entre tipos de tag clouds, e inter-recurso, entre tag clouds e outros recurso como lista de tags e menu. Em relação aos padrões de utilização identificamos que estes estiveram relacionados aos sistemas de informação hospedeiros dos blogs. No 'Blogger.com', tag clouds caracterizam-se como menus para navegação nas páginas pessoais e, em geral, os blogueiros optaram por utilizá-lo nos blogs, e, por outro lado, no 'Wordpress.com', os blogueiros, em sua maioria, não optaram por utilizar tag clouds em suas páginas, já que as tags criadas direcionam para a navegação no sistema de informação. Concluimos, então, que representar tags através de tag clouds no próprio blog significa utilizar esses dados parcialmente, isto é, considerando apenas seu aspecto individual. Contudo, ao representar o conjunto de tags de um sistema de informação em uma única tag clouds, prioriza-se o aspecto coletivo. Porém, as duas dimensões, individual e coletiva, não são excludentes e ao precisar optar por uma dessas, os blogueiros são afastados do que parece ser a característica e função diferenciadora de tags e tag clouds na atividade, isto é, a união entre informações individuais e coletivas, entre interesses e conhecimentos que falam sobre um sujeito e, ao mesmo tempo, sobre uma comunidadept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectTag cloudspt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.titleUma Análise dos Sentidos Produzidos sobre Tag Clouds: Contribuições da Psicologia para o Designpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1229_1.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons