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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7961
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lucia Ramalho de Farias, Sonia | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria de Santana Silva, Judite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:37:35Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:37:35Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria de Santana Silva, Judite; Lucia Ramalho de Farias, Sonia. Música popular brasileira : espaço de leitura da poesia concreta. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7961 | - |
dc.description.abstract | Empreendemos, neste texto, um estudo convergente entre a Literatura e a Música Popular Brasileira num caráter intersemiótico e Pedagógico. Partindo de poetas e filósofos gregos, músicos e teóricos da Crítica Literária, pedagogos e pesquisadores contemporâneos, chegando a desembocar na MPB, como uma etapa das manifestações do Modernismo Brasileiro e, que pode ser vista ainda hoje como uma continuação da semana de 22: uma ruptura da cultura brasileira, uma ponte para não perder de vista nosso percurso literário. O texto perpassa a antiga e fecunda relação entre música e literatura, para nos inscrever no contexto dos discursos sobre o lugar que ocupa hoje a MPB no discurso literário. A Música Popular Brasileira , com recorte para o Tropicalismo, e destaque para Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de valorizar o Som universal , busca associar a produção dos baianos à Poesia Concreta e situar esses movimentos no hall das legítimas vanguardas brasileiras . A pesquisa nos proporcionou uma visitação ao campo da Literatura e da Intersemiose. Nesta, apontando a importância da dialética música-literatura, essa relação entre os códigos que se imbricam imantados na letra das canções; naquela, os elementos caracterizadores que fizeram das canções de Caetano e Gil verdadeira manifestação de Vanguarda Poética. Ao utilizar a Música Popular Brasileira como agente facilitador do processo de ensino da leitura literária, tomamos as canções desses compositores-poetas, como uma porta de entrada para a poesia; esse novo espaço de leitura da Poesia Concreta | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poesia concreta | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Música popular brasileira : espaço de leitura da poesia concreta | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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