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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7915
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Raimundo Oliveira Vergolino, Jose | pt_BR |
dc.contributor.author | Franklin Cordeiro, Marlene | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:36:48Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Franklin Cordeiro, Marlene; Raimundo Oliveira Vergolino, Jose. Desafios da educação para o desenvolvimento socioeconômico: experiência Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7915 | - |
dc.description.abstract | O tema escolhido para esta dissertação, diz respeito à importância da educação como fator de mudança e mobilidade social, de democratização, de integração e de melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois sua ausência é uma das maiores razões de atraso, de desigualdades e de mazelas como país e povo. Entende-se, e procura-se demonstrar, que a educação é um pilar imprescindível no processo de desenvolvimento, construído a partir de uma perspectiva de justiça social. Para isso, o conceito de desenvolvimento vai além da visão estritamente econômica, estando ligado a ideia, que a educação possui, de desenvolvimento humano, social e econômico, e das oportunidades geradas pelo país aos cidadãos. Salienta-se nesta pesquisa, as especificidades da aglomeração produtiva, em Santa Cruz do Capibaribe e sua capacidade local de impulsionar a sobrevivência, por meio de uma atividade urbana, que promove a concentração espacial, com especialização no setor de confecção, cuja localização, aglutina vantagens de externalidades, que propiciam condições de competitividade e expansão produtiva a àquele município. Isto representa a aplicabilidade das experiências de aprendizagem, que estão integradas no cotidiano tanto pessoal, como profissional, acumuladas na vivência que trata das questões locais, relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Neste trabalho procura-se mostrar questões como, desafios da educação na realidade atual, e a qualificação profissional, no sentido da preparação, visando não apenas a mão de obra especializada, mas, que se agregue ao conhecimento, a percepção de futuro e de competência, desenvolvendo no ser humano, o saber fazer, agir, intervir e decidir, como pressuposto para o exercício pleno da cidadania. Neste contexto, observou-se quais os níveis de avanços apresentados e os impactos estratégicos às cidades têm percorrido, para atender as mudanças estruturais da sociedade civil local e globalizada. A educação é um instrumento capaz de promover a participação cidadã no espaço local e na sociedade globalizada. É um processo constitutivo do ser humano para atuar na sociedade, como agente transformador de uma realidade. Para que isto aconteça, é necessário, que a educação tenha visão de futuro e prepare as pessoas para sua inserção social, de modo a introduzí-las na cidadania mundial, aptas para atenderem às exigências naturais do processo de desenvolvimento socioeconômico, centrado na realidade vigente, com um saber crítico transformador. Ou seja, a oportunidade entre o homem e o mundo, de manusear a realidade, com recursos cada vez mais elaborados. Considera-se como um grande desafio para educação, oferecer à juventude condições de desenvolver competências para uma sociedade participativa, igualitária, com prospecção de mundo, interagindo em várias dimensões, para promover o desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Desafios da educação para o desenvolvimento socioeconômico: experiência Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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