Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7907

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIONISIO, Angela Paivapt_BR
dc.contributor.authorLEAL, Audria Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:36:43Z
dc.date.available2014-06-12T18:36:43Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationAlbuquerque Leal, Audria; Paiva Dionisio, Angela. Exercícios de vocabulário : o léxico no livro didático. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7907
dc.description.abstractCom base nos pressupostos teóricos metodológicos sócio-interacionistas apresentados por Kleiman (1996), Bezerra (1999), Treville & Duquette (1998), Miguel (2001) e Carter (2000), que consideram o domínio do vocabulário como parte essencial no aprendizado do uso da língua, propomo-nos, nesse trabalho, a descrever e analisar os exercícios de vocabulário nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP) e nos Livros Didáticos de Ciências (LDC). Além disso, procuramos sistematizar as atividades de vocabulário correlacionando-as com as correntes lingüísticas. O corpus desse trabalho constituiu-se de seis coleções de Livros Didáticos de 5a a 8a série que correspondem aos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental aprovados pelo PNLD e que obtiveram a melhor qualificação, sendo quatro coleções de LDP e duas de LDC. Como resultados dessa pesquisa podemos destacar os seguintes aspectos: a grande incidência de exercícios que envolvem o significado da palavra e sua relação semântica, embora se perceba a ocorrência de atividades que abordam outros aspectos do léxico como o caso da variação lingüística e morfologia; a existência de atividades que apresentam traços da perspectiva sócio-interacionista o que demostra uma fase de transição, uma vez que percebemos ainda a presença da perspectiva estruturalista em muitos das atividades que elegem a frase como seu foco principalpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades de vocabuláriopt_BR
dc.subjectLivros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.titleExercícios de vocabulário : o léxico no livro didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8127_1.pdf399,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons