Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7907
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DIONISIO, Angela Paiva | pt_BR |
dc.contributor.author | LEAL, Audria Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:36:43Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:36:43Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Albuquerque Leal, Audria; Paiva Dionisio, Angela. Exercícios de vocabulário : o léxico no livro didático. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7907 | |
dc.description.abstract | Com base nos pressupostos teóricos metodológicos sócio-interacionistas apresentados por Kleiman (1996), Bezerra (1999), Treville & Duquette (1998), Miguel (2001) e Carter (2000), que consideram o domínio do vocabulário como parte essencial no aprendizado do uso da língua, propomo-nos, nesse trabalho, a descrever e analisar os exercícios de vocabulário nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP) e nos Livros Didáticos de Ciências (LDC). Além disso, procuramos sistematizar as atividades de vocabulário correlacionando-as com as correntes lingüísticas. O corpus desse trabalho constituiu-se de seis coleções de Livros Didáticos de 5a a 8a série que correspondem aos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental aprovados pelo PNLD e que obtiveram a melhor qualificação, sendo quatro coleções de LDP e duas de LDC. Como resultados dessa pesquisa podemos destacar os seguintes aspectos: a grande incidência de exercícios que envolvem o significado da palavra e sua relação semântica, embora se perceba a ocorrência de atividades que abordam outros aspectos do léxico como o caso da variação lingüística e morfologia; a existência de atividades que apresentam traços da perspectiva sócio-interacionista o que demostra uma fase de transição, uma vez que percebemos ainda a presença da perspectiva estruturalista em muitos das atividades que elegem a frase como seu foco principal | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividades de vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Exercícios de vocabulário : o léxico no livro didático | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo8127_1.pdf | 399,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons