Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7891
Title: Contribuições da lingüística para o ensino do latim
Authors: Silva Lutibergue Cavalcanti, Solange
Keywords: Ensino de latim; Curso de letras
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Silva Lutibergue Cavalcanti, Solange; Virgínia Leal, Maria. Contribuições da lingüística para o ensino do latim. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Abstract: Observando o ensino de latim no curso de Letras, verificamos que, apesar dos avanços alcançados pela lingüística, ele ainda está sendo efetivado com base nos moldes do ensino tradicional. Em virtude dessa realidade, e por ser o aprendizado da língua latina importante para a formação do profissional da área de letras, este trabalho tem como objetivos descrever como está o ensino do latim atualmente no curso de Letras; analisar, com base nas teorias lingüísticas contemporâneas, a metodologia de ensino do latim, observando como o professor avalia os alunos; sugerir uma nova metodologia para o ensino do latim, utilizando trabalhos desenvolvidos na área da lingüística aplicada ao ensino de línguas. Realizamos uma pesquisa empírica, observando as aulas de dois professores de latim e aplicando a eles e a seus alunos um questionário sobre a receptividade da metodologia do professor, sobre os objetivos da aprendizagem do latim para o professor de línguas; além disso, pedimos sugestões para melhorar o ensino do latim. Analisamos os questionários e as observações em sala de aula sobre a avaliação e os materiais didáticos utilizados, à luz das teorias lingüísticas contemporâneas, especialmente aquelas radicadas na lingüística textual. As conclusões apontam para o fato de que, em que pese a especificidade do ensino-aprendizagem de uma língua clássica, os preceitos da lingüística contemporânea ainda não foram adotados nos dois estudos de caso realizados. A título de contribuição da dissertação, oferecemos sugestões didático-pedagógicas que aproximam o ensino-aprendizagem da língua latina dos contributos teórico-metodológicos e didáticos da lingüística aplicada ao ensino de línguas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7891
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8090_1.pdf354.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.