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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7873
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR, Marígia Ana de Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, Eugenio Pacelli Jerônimo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:36:30Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:36:30Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Pacelli Jerônimo Santos, Eugenio; Ana de Moura Aguiar, Marígia. Produção textual no ensino médio: uma análise da informatividade. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7873 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do ensino médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade . A fundamentação teórica é a da lingüística textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos 60, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informação | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Informatividade | pt_BR |
dc.subject | Estudos lingüísticos | pt_BR |
dc.title | Produção textual no ensino médio: uma análise da informatividade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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