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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAGUIAR, Marígia Ana de Mourapt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Eugenio Pacelli Jerônimopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:36:30Z
dc.date.available2014-06-12T18:36:30Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationPacelli Jerônimo Santos, Eugenio; Ana de Moura Aguiar, Marígia. Produção textual no ensino médio: uma análise da informatividade. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7873
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o nível de informatividade em produções textuais de alunos do ensino médio, ou seja, examina se as informações apresentadas são esperadas pelo receptor, se trazem dados suficientes para a compreensão do texto, enfim se são adequadas à situação comunicativa (Beaugrande & Dressler, 1981). Parte da hipótese de que o nível de informatividade é baixo e busca identificar qual a causa desse baixo nível de informatividade . A fundamentação teórica é a da lingüística textual (LT), ramo dos estudos lingüísticos que surgiu nos anos 60, na Europa, com maior relevo na Alemanha. Desde a década de 80, autores brasileiros como Koch & Fávero (1983) e Marcuschi (1983) têm desenvolvido trabalhos no campo da LT. O corpus desta pesquisa é formado por produções textuais de uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino do Recife. Foram examinadas 74 redações, pertencentes a duas produções textuais. O primeiro grupo de textos, Produção Textual I, foi escrito como avaliação regular da escola para atribuição de nota; o segundo, Produção Textual II, como atividade para esta pesquisa, embora os alunos não tenham tomado conhecimento disso previamente. A análise da produção dos alunos revelou que o nível de informatividade é precário, tanto na Produção Textual I, quanto na Produção Textual II. Os problemas advêm principalmente da apresentação de informações do senso comum, da falta de explicitação dos dados e da contradição ao mundo real. Um dos fatores que contribui para o insatisfatório padrão de informatividade é a ausência de situações comunicativas reais, com um interlocutor verdadeiro (real), um propósito comunicativo e condições naturais de produção, com realização de consultas a fontes de informaçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformatividadept_BR
dc.subjectEstudos lingüísticospt_BR
dc.titleProdução textual no ensino médio: uma análise da informatividadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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