Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7870

Compartilhe esta página

Título: Ascensão das idéias nazistas em Pernambuco: a Quinta Coluna em ação (1937-1945)
Autor(es): Maria Nogueira Cordeiro, Philonila
Palavras-chave: História; Ensino; Universidade
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Nogueira Cordeiro, Philonila; Cortez Silva, Sílvia. Ascensão das idéias nazistas em Pernambuco: a Quinta Coluna em ação (1937-1945). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Nesta pesquisa abordamos os discursos que emergiram no Seridó Potiguar, no período de 1973 a 1987, acerca da instituição de um Núcleo avançado da UFRN e, especialmente, sobre o ensino de História no CERES. A produção discursiva por nós selecionada e analisada, no decorrer desta pesquisa, consta de Decretos, Resoluções, Planos de Cursos, Diários de Classe, Periódicos, Regimento do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó - CERES e alguns depoimentos orais de ex-alunos e ex-professores. Para melhor compreensão do objeto, tomamos como referencial os pressupostos da análise do discurso propostos por Michel Foucault, Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, dentre outros que partilham das novas abordagens sobre o sujeito, a pesquisa e o tratamento dos objetos da história. Feito esse recorte temporal, espacial e metodológico, procuramos problematizar o ensino de história no CERES na sua historicidade, destacando as estratégias utilizadas para o disciplinamento do corpo e da mente dos alunos e professores de História, modelando a figura do professor formado na universidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7870
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7830_1.pdf893,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons