Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7870
Compartilhe esta página
Título: | Ascensão das idéias nazistas em Pernambuco: a Quinta Coluna em ação (1937-1945) |
Autor(es): | Maria Nogueira Cordeiro, Philonila |
Palavras-chave: | História; Ensino; Universidade |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Maria Nogueira Cordeiro, Philonila; Cortez Silva, Sílvia. Ascensão das idéias nazistas em Pernambuco: a Quinta Coluna em ação (1937-1945). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Nesta pesquisa abordamos os discursos que emergiram no Seridó Potiguar, no período de 1973 a 1987, acerca da instituição de um Núcleo avançado da UFRN e, especialmente, sobre o ensino de História no CERES. A produção discursiva por nós selecionada e analisada, no decorrer desta pesquisa, consta de Decretos, Resoluções, Planos de Cursos, Diários de Classe, Periódicos, Regimento do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó - CERES e alguns depoimentos orais de ex-alunos e ex-professores. Para melhor compreensão do objeto, tomamos como referencial os pressupostos da análise do discurso propostos por Michel Foucault, Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, dentre outros que partilham das novas abordagens sobre o sujeito, a pesquisa e o tratamento dos objetos da história. Feito esse recorte temporal, espacial e metodológico, procuramos problematizar o ensino de história no CERES na sua historicidade, destacando as estratégias utilizadas para o disciplinamento do corpo e da mente dos alunos e professores de História, modelando a figura do professor formado na universidade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7870 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7830_1.pdf | 893,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons