Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/782

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSandroni, Carlos pt_BR
dc.contributor.authorIgnacio De Carvalho, Ernestopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:05:24Z-
dc.date.available2014-06-12T15:05:24Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationIgnacio De Carvalho, Ernesto; Sandroni, Carlos. Diálogo de negros, monólogo de brancos: transformações e apropriações musicais no maracatu de baque virado. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/782-
dc.description.abstractO trabalho aborda a situação do maracatu-nação após o seu boom na década de 1990. As dinâmicas da linguagem musical são observadas no contexto histórico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressão, durante o Estado Novo, até a transformação da tradição em objeto de fetiche e canibalização pela classe média branca. Assim, diferenças e articulações entre o fazer musical dos diversos grupos, diversamente situados nesse sistema do maracatu , são analisados por meio da etnografia e de temas importantes da Etnomusicologia. Um modelo de oposição e continuum entre monologia e dialogia é montado para evidenciar duas concepções complementares e em tensão na performance e na representação da música. Atenção especial é dada a uma nação, o Encanto da Alegria, em que batuqueiros mais velhos tocaram com jovens recentes ao baque virado. Outras nações articuladas na análise e descrição do contexto histórico são: Almirante do Forte, Axé da Lua, Cambinda Africana, Cambinda Estrela, Elefante, Estrela Brilhante, Gato Preto, Indiano, Leão Coroado e Porto Ricopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmaracatu de baque viradopt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectmúsica afrobrasileirapt_BR
dc.subjectapropriação culturalpt_BR
dc.subjecttransformação musicalpt_BR
dc.subjectEtnomusicologia da Diáspora africanapt_BR
dc.titleDiálogo de negros, monólogo de brancos: transformações e apropriações musicais no maracatu de baque viradopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4340_1.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons