Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/782
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sandroni, Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ignacio De Carvalho, Ernesto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:05:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Ignacio De Carvalho, Ernesto; Sandroni, Carlos. Diálogo de negros, monólogo de brancos: transformações e apropriações musicais no maracatu de baque virado. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/782 | - |
dc.description.abstract | O trabalho aborda a situação do maracatu-nação após o seu boom na década de 1990. As dinâmicas da linguagem musical são observadas no contexto histórico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressão, durante o Estado Novo, até a transformação da tradição em objeto de fetiche e canibalização pela classe média branca. Assim, diferenças e articulações entre o fazer musical dos diversos grupos, diversamente situados nesse sistema do maracatu , são analisados por meio da etnografia e de temas importantes da Etnomusicologia. Um modelo de oposição e continuum entre monologia e dialogia é montado para evidenciar duas concepções complementares e em tensão na performance e na representação da música. Atenção especial é dada a uma nação, o Encanto da Alegria, em que batuqueiros mais velhos tocaram com jovens recentes ao baque virado. Outras nações articuladas na análise e descrição do contexto histórico são: Almirante do Forte, Axé da Lua, Cambinda Africana, Cambinda Estrela, Elefante, Estrela Brilhante, Gato Preto, Indiano, Leão Coroado e Porto Rico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | maracatu de baque virado | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.subject | música afrobrasileira | pt_BR |
dc.subject | apropriação cultural | pt_BR |
dc.subject | transformação musical | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia da Diáspora africana | pt_BR |
dc.title | Diálogo de negros, monólogo de brancos: transformações e apropriações musicais no maracatu de baque virado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo4340_1.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons