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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7821
Title: Repetição e marcadores discursivos na produção textual de alunos: uma apropriação discursiva da escrita
Authors: ANDRADE, José Armando de
Keywords: Redação; Repetição; Marcadores discursivos; Fala; Escrita
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Armando de Andrade, José; Saito Monteiro de Barros, Kazue. Repetição e marcadores discursivos na produção textual de alunos: uma apropriação discursiva da escrita. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo investigar como o discurso e as práticas do professor interferem na produção textual de seus alunos. O foco recai sobre dois fenômenos bastante recorrentes na fala: a repetição e os marcadores discursivos. Foram comparadas trinta redações de alunos de segunda e quarta séries produzidas como atividade escolar e em contexto fora da sala de aula. Teoricamente, parte dos pressupostos do Sociointeracionismo Discursivo e Cognitivista e considera a perspectiva da relação entre a fala e a escrita. As análises evidenciam, primeiro, que o discurso do professor em sala de aula influencia diretamente os textos dos alunos ali produzidos e, segundo, que a produção textual varia de acordo com o contexto situacional de produção, a saber, em sala de aula e fora dela. Em ambos os casos, os resultados refletem-se nas formas de ocorrência da repetição e dos marcadores discursivos. O estudo aponta para a necessidade da escola adotar e praticar a noção de gênero textual no ensino da produção textual, visto que os alunos se apropriam de maneira pragmática das estratégias discursivas que só a noção de gênero textual permite discriminar
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7821
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

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