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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7820
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Maria José de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.author | PINTO, Edilene Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:36:03Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T18:36:03Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Barbosa Pinto, Edilene; José de Araújo Lima, Maria. Educação ambiental em área semi-árida da Bahia : uma contribuição para a gestão. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Pública p/ o Desenvolvimento do Nordeste, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7820 | |
dc.description.abstract | O Semi-árido brasileiro ocupa uma parcela relevante da Região Nordeste, onde as adversidades ambientais provocam sérias limitações no processo produtivo das populações, particularmente daqueles que compõem o conjunto dos pequenos agricultores, que desenvolvem agricultura familiar. Tal situação interfere duramente na condição de bem-estar daquela parcela da população. Essa problemática não só tem merecido a atenção de autoridades governamentais nos últimos anos, como também tem despertado o interesse de organizações não-governamentais. Nesse sentido, vários programas voltados para a convivência com o Semi-árido foram e vêm sendo desenvolvidos na busca de alternativas que melhorem a condição de vida do homem do campo e, assim, viabilizem sua fixação, bem como venham a subsidiar a definição de políticas públicas para essa região. O presente trabalho foi desenvolvido em uma área Semi-árida do estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil, abrangendo os municípios de Juazeiro, Curaçá e Uauá, no período de novembro/2001 a dezembro/2003, focando aspectos da dinâmica geoambiental do Semi-árido, identificando a percepção e o anseio do homem do campo sobre sua realidade e analisando a receptividade e efetividade dos vários programas e ações governamentais e não-governamentais voltados para o Semi-árido. A metodologia incluiu visitas a propriedades rurais, a órgãos públicos municipais e à sede da organização não-governamental escolhida, quando foram realizadas entrevistas semidiretivas, acompanhadas de registro áudiofotográfico. O universo dos entrevistados incluiu pequenos proprietários rurais e agricultores, gestores municipais e técnicos e gestores de organizações não-governamentais. Neste trabalho, analisa-se e discute-se de que maneira o homem do campo foi exposto, rejeitou ou adquiriu e incorporou ao seu cotidiano conhecimentos que permitiram a sua convivência com as condições de sua região, após ter sido submetido a um processo de aprendizagem alicerçado nos princípios da Educação Ambiental. Demonstram-se e discutem-se, igualmente, as mudanças de estilo e condição de vida advindas dos vários programas, bem como a contribuição desses programas para o estabelecimento do desenvolvimento local sustentável e a implementação de políticas públicas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educaçao ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável local | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental em área semi-árida da Bahia : uma contribuição para a gestão | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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